como viver de software livre

Flavio Casas de Arcega flaviocasas en gmail.com
Mar Jul 21 13:32:56 UTC 2009

hax0r3x, creio que o caminho menos arriscado seria desenvolver alguns jogos,
do tipo passa tempo, para plataformas móveis mais especificamente celulares.
Com um jogo divertido e não extenso é possível ser produtivo, conseguir
patrocínios e lançá-lo de forma livre ou no pior das hipóteses com download
gratuito.
Assim você recebe pela propaganda contida no jogo e distribui ele de forma
contagiosa pois ninguém vai precisar pagá-lo.
Com tabelas de pontuação on-line é possível cobrar do patrocinador um valor
por visualização da marca e há n outras maneiras de mostrar o retorno ao
investidor.

Creio que uma grande marca, lançando um novo produto, estaria interessada em
um projeto destes.
Hoje em dia todos tem celulares, mas creio eu que o público jovem até 30
anos é o grande publico alvo.

E claro, há alternativas aqui citadas que rendem uma boa graninha como ser
instrutor de cursos e organizar eventos.

Se você tiver uma mente livre, você já superou o capitalismo e saberá usá-lo
a seu favor hehe

Também sou fascinado na arte de desenvolvimento de jogos mas por muito tempo
fui escravo do capitalismo e da M$ e pouco consegui me desenvolver nestas
habilidades.
Fiz alguns joguinhos do tipo RPG extremamente simples antes de começar a
trabalhar e cursar a faculdade, depois o tempo foi ficando curto e deixei
meus projetos de lado.
De Joinville/SC almejava fazer um curso de desenvolvimento de jogos que há
na Positivo de Curitiba mas meus pais não tinham condições de me bancar um
estudo.
http://www.centrotecnologicoup.com.br/ver_conteudo.aspx?codigo=1457
Apesar de ter Microsoft no meio você sabe que nós amantes da liberdade
conseguimos abstrair a tecnologia e escolher nossas próprias alternativas
livres de ferramentas certo!? :-D

Recentemente me mudei para a capital paranaense, muitas contas me obrigam a
definir outras prioridades.
Mas ainda assim tenho vontade de estudar mais sobre esta área.
Mais como um hobbie pois meu forte continua sendo o desenvolvimento web na
plataforma java.
Utilizo meu forte para vencer no capitalismo e guardo meu hobbie como uma
evolução e satisfação pessoal.
No passado, se tivesse condições, creio que estaria desenvolvendo jogos hoje
ehehe.

Enfim, espero que encontre um caminho melhor e consiga se desenvolver... vai
na fé guerreiro!

--
Flávio Casas de Arcega
http://www.flavio.blog.br/