como viver de software livre

hax0r3x hax0r hax0r3x en gmail.com
Lun Jul 20 23:07:07 UTC 2009

Olá!

Podem me ajudar?

Estou cursando Sistemas de informação, ainda nas aulinhas de C/C++,
utilizo Ubuntu na faculdade, Slackware em casa e programo com CodeBlocks.
Eu tenho muito interesse em games como 'software livre'. Venho estudando
como desenvolver com OpenGL, e algumas técnicas de Cloud Computing.
O que eu quero saber é: como é possível viver de software livre?

Acho difícil essa resposta visto que, muitas empresas, ainda mais de games,
não apoiam o software livre justo por dependerem de suas licenças privadas.
Como eu conseguiria retorno por essa entrega ao software livre, simplesmente
fazer o que gosto, sem ter esse perfil de profissional burocrático.
Gostaria de passar horas quebrando a cabeça para criar meus códigos e depois
ver pessoas se divertindo com o game lançado. Disponibilizando a todos pelo
site
de download, com fórum para dúvidas, enquetes do que acham que devia ter na
próxima
versão... O software livre é informação a todos, é fazer o que gosta, e
crescer.
Mas é um grande problema, não sobrevivemos de esmolas num mundo capitalista.
Fui ao FISL10 e palestras como a do grande Stallman me fazem pedir a conta
do trabalho
e voltar para a casa fazer o meu projeto em software livre.
Só que eu ainda preciso saber: como é possível viver de software livre?

Abraços aos companheiros,
(=