Re: GNUvedades en FSFLA - Boletín #21

Fernanda G Weiden fernanda en softwarelivre.org
Mar Abr 3 11:47:17 UTC 2007

2007/4/3, Marcelo Duschkin <mardus at pccp.com.ar>:
> Es peor que "irrealista". Es fundamentalista. Y esto es tan o más
> peligroso que el "monstruo-come-libertades".

Não penso que seja irreal querer um computador com 100% software livre
e achar que, apesar de ainda não termos essa solucão, ela é a correta,
e é a solucão aceitável. Existe uma grande diferenca entre abrir mão
de suas próprias liberdades por escolha e induzir outras pessoas a
fazê-lo sem ter o direito de escolher.

Acho irreal querer impulsionar o crescimento de uma empresa como
Adobe, que transforma assessibilidade em algo irreal, pra não dizer
impossível, e faz com que pessoas com deficiência sejam excluídas do
mundo Flash e da internet.

Eu também acho irreal que eu esteja vendo ativistas do Software Livre
da América Latina acharam que a FSFLA tem que dizer que instalar
software proprietário não é tão mau assim, já que dessa forma os
usuários, mesmo sendo enganados pensando que estão livres quando não
estão, poderão participar do mundo irreal do qual fazem parte Adobe,
Sun e o seu Java e tantas outras.

Qualquer um é livre para escolher o que fazer, mas acho irreal que
vocês queiram que eu siga o caminho errado só porque o mundo é assim e
não podemos fazer nada contra isso.

Certamente se Richard Stallman tivesse pensado em assim lá em 1984,
essa discussão toda estaria bem  longe do mundo real, já que o
Software Livre não faria parte dele.

E se fundamentalismo aqui significa lutar para seguir os fundamentos
que movem o movimento de SL, eu sou sim fundamentalista, porque não
acho que qualquer coisa que não sejam as 4 liberdades esteja
suficientemente bom pra mim, e o que não é suficientemente bom pra mim
eu não ofereco aos outros.
--
Free Software Foundation Latin America           http://www.fsfla.org