FSFLA-discusion Digest, Vol 11, Issue 9

Guilherme Mota guimota at gmail.com
Wed Jun 28 18:35:12 CEST 2006

Oi Fernanda e demais membros da lista,

Apesar de, no dicionário que tenho, o significado de "alentar" ser o
mesmo do seu, o tom do questionamento me despertou atenção. Será que
em algum outro país da América latina o significado de alentar não
pode causar algum mal entendido, fazendo o movimento do software livre
passar uma imagem autoritária. Este tipo de coisa pode acontecer,
dentro da amplitude de espaço em que atuamos.

No Rio, foi isto que aconteceu. Ou melhor, foi isto que o governo
tentou fazer, olha que o prefeito é o próprio "Napoleão Bonaparte".
Você leu o texto do veto? Chega a ser grotesco.

Não entenderia, por deficiência de conhecimento técnico, com a
necessária precisão os projetos de lei. Senti a mesma dificuldade ao
tentar entender os detalhes da licença GPL. São muitos detalhes,
considero difícil esgotar individualmente a análise de todos eles.
Talvez, outros tenham as mesmas dificuldades. Mesmo com o pouco que
entendo do aspecto legal, arriscaria a dizer que percebo que, no
Brasil, a legislação do estado do Paraná é o exemplo mais positivo.

Esta questão da falta de embasamento político-legal é para mim
importante e  precisa ser resolvida tão rápido quanto possível. Indago
aos membros da lista se alguém fez algum estudo sério sobre isto? Pode
ser uma idéia interesssante divulgar material que permita que os
membros da comunidade tenham melhores condições de intervir neste
debate. Outra idéia, seria a preparação de um curso (com exemplos
práticos das leis e seu processo de construção e aprovação, incluindo
a participação da comunidade) sobre o assunto, mesmo que seja a
distância. Este material pode com certa facilidade virar um texto e
depois livro GNU/FDL. Me disponho a contribuir dentro de minhas
possibilidades para sua elaboração.

Abraços,

Guilherme Lucio Abelha Mota, Dr.           Guilherme Lucio Abelha Mota, D.Sc.
Professor Visitante                                   Visiting Professor
Departamento de Engenharia                 Department of Systems and
de Sistemas e Computação                    Computing Engineering
Universidade do Estado do Rio                Rio de Janeiro State University
de Janeiro