FSFLA-discusion Digest, Vol 11, Issue 9

fernanda at softwarelivre.org fernanda at softwarelivre.org
Wed Jun 28 17:10:34 CEST 2006

Quoting Guilherme Mota <guimota at gmail.com>:
> 1) Não compreendo o significado preciso de "allentar", mas me preocupo
> se, no conteúdo, o movimento do software livre puder ser acusado de
> ditatorial. Isto, em parte ocorreu, no Rio de Janeiro, quando a o
> prefeito vetou a lei do software livre no município. Felizmente, a
> pressão da comunidade do Software livre organizada reverteu esta
> situação.

Alentar significa encorajar (pelo menos de acordo com o dicionário que
eu tenho
aqui), e não acho que encorajar alguém a fazer algo seja ditatiorial.

A lei do Rio de Janeiro foi mal escrita como todas as outras chamadas "Leis de
Software Livre" brasileiras, e por isso, minha opinião é de que ela nunca
deveria ter sido aprovada. A comunidade faz muito barulho com algumas
questões,
mas não se dá o trabalho de ler os textos completamente, e entender a
implicacão
deles. A lei do Rio de Janeiro exclui todos os softwares não Copyleft,
ou seja:
apache, x.org, etc, não contam.

O próprio Stallman em discussão sobre este assunto disse que seria
melhor que a
definicão fosse vaga, mesmo que incluísse alguns poucos softwares
proprietarios, mas que não excluísse os Softwares Livres.

E eu concordo com isso.

Abracos,
Fernanda