Fernanda G Weiden fernanda at softwarelivre.org
Wed Oct 19 23:33:13 CEST 2005

Olá Santiago,

On Wed, 19 Oct 2005 17:46:29 -0300 Santiago Roza
<santiagoroza at gmail.com> wrote:

> - "Cuando se constituya, FSFLA ciertamente *si* tendrá democracia interna"
>
> segun lo que lei, los miembros de los equipos (o sea, el 99% de las
> personas que de algun modo van a integrar la fsfla, en un futuro) ni
> siquiera van a poder elegir a su propio lider sin "permiso" del ca...
> ni hablemos de elegir miembros del ca (que se auto-elige), o del ce
> (que es elegido por el ca).
> http://www.d-sur.net/bbusaniche/index.php?p=63

Cada um pode fazer a leitura do jeito que melhor convir. Eu prefiro
entender que as pessoas que tem responsabilidade jurídica com relação a
organização devem estar de acordo com as decisões daqueles que não tem
nenhuma responsabilidade legal com relação a organização. Você se
responsabilizaria pelas decisões de alguém que você conhece a pouco
pela internet sem tomar conhecimento do que esta pessoa decidiu?

Ninguém está dizendo que o CA decidirá tudo, mas sim que deve estar "de
acordo" com as decisões dos times, já que é na mão do CA que a "bomba"
estoura, se estourar.

Aliás, qual a sua proposta para que isso fique responsavelmente melhor
estruturado?

> o sea que el unico verdadero tomador de decisiones seria el ca, lease
> el equipo fundador y la gente que este equipo decida invitar... de que
> democracia estamos hablando?

Estamos falando de democracia interna na organização, e não de
anarquia. Temos responsabilidade de tratar e levar em consideração a
opinião de todas as pessoas que se sentem representados pela
organização e estão de acordo com o trabalho, contribuindo com ele.

Quem não está no espírito de construção coletiva de uma organização
como nós talvez enxergue tudo de maneira errada, e maldosa.

> yo habia dicho "no es justo reprocharle a la (naciente) fsfla una
> falta de democracia interna que primero nunca prometio"... pero ahora
> la estas prometiendo (sin argumentos muy convincentes, en mi modesta
> opinion).

Como já dito: tentaremos ao máximo que for possível criar processos
democráticos de tomada de decisão dentro da organização. Este é um
caminho muito difícil, já que ao mesmo tempo temos que proteger a
organização, e as pessoas que serão legalmente responsáveis por ela.

É uma linha muito difícil de se traçar, e esse foi o convite feito a
comunidade em geral, que nos ajudassem.

Criticar sem mandar sugestões não me ajuda a achar soluções.

Abraços
Fernanda