Estrutura do FSF-LA

Fernanda G Weiden fernanda at softwarelivre.org
Thu Aug 11 14:09:34 CEST 2005

On Wed, 10 Aug 2005 20:14:28 +0000 Leonardo Lopes Pereira
<leonardolopespereira at gmail.com> wrote:
> Acho muito difícil que em algum país seja permitido a presidencia de
> empresas ou ongs por estrangeiros sem qualquer vínculo com o país. Acho
> que a sugestão de "FEDERALIZAÇÃO" do FSF-LA pode ser uma solução.

Sim, a presidência de uma ONG por estrangeiro é permitida no Brasil,
desde que eles possuam procurador no país. Uma procuração assinada e
validada pelos consulados, etc. Isto é muito caro.

> É simples, basta você criar regras claras para atuação das equipes, e o
> CC ficaria como um "tribunal" para casos de ruptura dessas regras, e não
> como um órgão com direito de atual ao seu bel prazer...

Ok, cade a sugestão? Escreve isso então.

> Como você pretende que alguém sem vínculo algum com a FSFLA faça parte
> de alguma "equipe"? Acho que uma das regras para fazer parte das equipes
> é fazer parte da FSFLA.

Não é uma regra. Todas as FSFs têm seu trabalho baseado em
voluntariado, e a FSFLA não será diferente. Para fazer parte de uma
equipe, como eu disse antes, somente é necessária a vontade de
trabalhar e ajudar a FSFLA.

> A ordem de um CC não tem valor nenhum se a pessoa não faz parte da
> FSFLA, ela pode continuar atuando mesmo "sem autorização". Se você quer
> resolver esse problema, crie regras claras para atuação, até mesmo com
> normas individuais por equipe.

Não vale. Mas uma pessoa que desobedecer as regras da equipe dará
direito ao CC de dizer "isto foi uma ação individual de fulano, não da
FSFLA", isto é o que significa a parte que fala sobre distanciamento.

Acho que você não entendeu bem a situação: como criar regras
individuais para cada equipe que ainda não foi criada? Como saber quais
equipes serão necessárias? Nós não sabemos ainda que tipo de equipe
serão criadas porque elas surgirão para atender demandas. Como regrar
algo que não existe?

> Eu já mandei e estou mandando novamente... Seria bom algo mais direito
> para discutir isso, uma "reunião" por jabber ou IRC, ou mesmo um canal
> fixo de IRC seria útil pela velocidade de resposta ser maior.

Infelizmente tudo que temos é esta lista por enquanto. Sinta-se a
vontade para copiar o documento integral publicado na lista
anteriormente e aplicar suas sugestões nele, para que a lista verifique
a viabilidade das sugestões.

Abraços,
Fernanda