combinando submissão propostas com discussão (was Re: [Anti-drm] Propuesta votación URL: entretenidosycontrolados.info)

Alexandre Oliva lxoliva en fsfla.org
Mie Sep 20 19:07:48 UTC 2006

On Sep 20, 2006, "Glauber de Oliveira Costa" <glommer en gmail.com> wrote:

> Pra variar, sou a favor de inserir os nomes na votação, e que for
> contra, se manifestar não votando nessas opções ;-) Nada melhor para
> decidir quem é contra/ a favor do que uma votação ;-)

Infelizmente, isso não está de acordo com as normas estabelecidas para
o processo, que determina que propostas só podem ser adicionadas
durante um certo período, depois do qual elas são discutidas.
Adicionar novas propostas seria uma violação das regras, o que não me
agrada, pois dá margem a dúvidas sobre a retidão do processo.

Considerando que, na decisão anterior, houve também uma boa sugestão
que não foi incluída pelas mesmas razões, só posso pensar que seja
justo fazer o mesmo desta vez.

Porém, dada a ocorrência, devemos pensar em mudar as regras do jogo
para decisões futuras, para evitar essas situações infelizes em que
pessoas concordam que uma certa opção parece boa mas não podem votar
nela sem reiniciar o processo decisório.

Conversando com Éder outro dia (já depois do início deste processo,
portanto não com intenção de alterá-lo), sugeri que poderíamos mesclar
as fases de propostas com discussão, de modo a proporcionar efeito
brainstorming, mas ainda assim garantir a todas as propostas um tempo
mínimo de discussão, através do seguinte artifício:

- a cada proposta submetida, reinicia-se o contador de tempo
disponível para discussão e submissão de novas propostas

- para evitar ataques de negação de serviço, à medida em que o tempo
a partir do início do período de propostas e discussão passa, exige-se
um número cada vez maior de signatários para que uma proposta seja
aceita e reinicie o contador.  Por exemplo, a cada meio período de
propostas/discussão, exige-se um signatário a mais.

Que lhes parece?