[Anti-drm] Propuesta votación URL: entretenidosycontrolados.info

Alexandre Oliva lxoliva en fsfla.org
Mar Sep 19 19:25:17 UTC 2006

On Sep 19, 2006, "José C. Massón" <jose.masson en gmail.com> wrote:

> Teniendo en cuenta que el nombre de la campaña es: "Entretenidos y
> Controlados" creo que lo mejor es usar:

> entretenidosycontrolados.info.

A votação ainda não está aberta :-)

Este período é para discutir as propostas, não para anunciar as
preferências pessoais, que é o tema da próxima fase do processo.

> nada de puntos, guiones, etc que compliquen la comunicación....

Você quer dizer que, quando se diz entretenidos y controlados punto
info, as pessoas automaticamente sabem que não devem colocar um espaço
ou qualquer outro separador entre as palavras?

Isso me surpreende, pois eu não imaginava que os habitantes de outros
países seriam tão mais inteligentes ou mais familiarizados com a
Internet do que os habitantes do país em que os habitantes possuem a
maior média do mundo de número de horas de acesso à Internet por mês,
onde, mesmo assim, os meios de comunicação como rádio e TV sempre
deixam claro, mesmo quando a URL aparece escrita na TV, que a URL se
escreve com `tudojunto', apesar de essa expressão estar desgastada,
cansativa e soar estranha e até engraçada.

O uso dos pontos resolve vários problemas: deixar claro qual é o
separador, remover a necessidade de esclarecer que não há separador e
economizar no gasto com domínios.

> Es sencillo de pronunciar, escribir y de recordar....

Exceto pelo ponto que deu origem justamente a essa sugestão :-)

> quizás es algo largo, es verdad, pero esto es un detalle que no
> genera complicaciones ya que el nombre es claro.

Não tanto em português.  entretidosecontrolados pode ser *lido*
incorretamente como `entreti dose controlados', o que contém um erro
de grafia (entreti é um erro comum, entretive é o correto) e uma
palavra que não faz sentido algum no contexto.  Será que queremos
correr esse risco?

> El .info es lo ideal, ya que es una campaña informativa y de acción, y
> NO somos una ONG como para registrar un .org

FSFLA pretende ser uma ONG (fundações de direito privado são ONGs), e
mesmo assim não há restrição de registro de .org apenas para ONGs,
como por exemplo existe no Brasil para .org.br.  Tanto que temos
fsfla.org.

E, se não me engano, a campanha é da FSFLA, portanto FSFLA poderia
registrar um domínio para ela, mesmo que não fosse o domínio da
fsfla.org, satisfeitas as demais exigências para justificar uma
despesa por parte da FSFLA.

Além do mais, .info é ruim para divulgação no Brasil; o domínio
simplesmente não é usado aqui, portanto não é nem mesmo reconhecido
como nome de domínio na Internet.  Sair de .com ou .com.br já causa
estranheza a muita gente, mas .org ou .org.br ainda são reconhecidos
como nomes de domínio.  Falar .info para a grande maioria da
população, mesmo da fração com acesso ergular à Internet, resulta em
uma expressão que se esperaria de alguém olhando para um E.T, e não um
bonitinho e simpático como o do filme do Spielberg :-)