[Anti-drm] Proposta de nome para a campanha

Alexandre Oliva lxoliva en fsfla.org
Dom Ago 20 16:55:50 UTC 2006

On Aug 19, 2006, Federico Heinz <fheinz en fsfla.org> wrote:

> Hay personas y organizaciones que pueden no sentirse del todo afines a
> FSFLA (por decirlo moderadmente), pero que podrían apoyar una campaña en
> contra de los DRM. Hacer la campaña muy atada a FSFLA puede llegar a
> costarnos apoyos útiles a la campaña.

É verdade.  Isso deixa claro para mim que a questão é de fato muito
semelhante ao problema GNU/Linux ou Linux.

Quem omite o GNU/ para ganhar apoio está sacrificando o bem mais
importante em nossa opinião, a liberdade, em prol de uma medida de
sucesso baseada em contagem de usuários, de valor duvidoso se os
usuários não estão se tornando livres no processo, ou correm o risco
de abrir mão novamente da liberdade pois não compreenderam o quanto
ela lhes vale.

Omitir fsfla.org da URL da campanha me parece ter o mesmo efeito que
omitir GNU/ de GNU/Linux.  Podemos até ganhar apoio de quem não quer
falar da FSFLA, e alcançar um maior sucesso, para alguma definição de
sucesso que não compartilho.  Mas queremos realmente apoio de quem não
quer nos apoiar?  Queremos realmente estar escondidos em nossa
primeira grande campanha?

E, mais importante, omitir fsfla.org da URL mas tê-la destacada no
site, que era o consenso, será suficiente para amenizar os receios
desses supostos apoiadores a ponto de eles apoiarem a campanha?

> No sé si el caso de DRM puede ser análogo, pero creo que vale la pena
> pensarlo.

Certamente é o caso de pensar a respeito.  Obrigado por sua
contribuição à discussão.