[Anti-drm] Nuestra URL/dominio es nuestra marca y viceversa

Alexandre Oliva lxoliva en fsfla.org
Dom Ago 20 06:36:50 UTC 2006

Então acho que não entendi quando você escreveu:

> Sí, es posible entenderlo de la manera en la que lo sugerís, pero no
> es lo primero, lo segundo ni lo tercero que a uno se le ocurre
> cuando lo escucha.

Se entendo direito, você está dizendo que o sentido que eu pretendo é
possível, porém há pelo menos três outros que ocorrem antes.

> suena a que alguien está hablando "raro", poniendo
> palabras castellanas en orden inglés. En castellano, eso se puede hacer,
> pero no es frecuente, y muy rara vez cambia el sentido.

Exatamente como em português!

`Remoto controle' pode ser entendido simplesmente como `controle
remoto' falado/escrito de maneira estranha.  Mas fica aquele
sentimento de que há algo mais de estranho aí.

Aí demora alguns segundos pro outro significado de `remoto' chegar e
fazer sentido também.

Aí, quando a pessoa entende o que é DRM, percebe que os dois sentidos
se aplicam.

Aí a pessoa vê compreende que `remoto controle' é a inversão da boa
coisa `controle remoto'.  Não só inversão das palavras, mas inversão
do benefício.

Pelo menos foi assim que funcionou em português, com *todas* as
(admito, poucas, apenas 4) pessoas com quem falei.  Todas de cunho
técnico, que já haviam ouvido falar de DRM.  Talvez outras menos
técnicas não interpretassem da mesma forma, mas a presença do termo na
conhecida música da Adriana Calcanhotto me deixa certo de que
não-técnicos também compreendem os dois sentidos de `remoto' que
aparecem nessa expresão que ela criou (ou copiou de alguém, não sei),
e são expostos através da inversão das palavras.

De toda forma, você falou que havia pelo menos três pensamentos que
lhe ocorriam antes de chegar a um (ou dois?) dos pensamentos
pretendidos.  Ainda estou curioso para saber quais são.  Quem sabe
seriam pensamentos úteis para a campanha também?

Algum outro falante de castelhano poderia ajudar a descrever o que lhe
vem à mente quando ouve ou lê `remoto control'?

Talvez fosse o caso até de usar `controle remoto', ainda que isso
ajude a esconder o segundo sentido que gostaríamos de expor.  Se bem
que é exatamente esconder o DRM que a indústria de mídia quer, não é?
Hmm...  Algo a se considerar.