Re: [Anti-drm] Sobre las opiniones de aqullos que no acuerdan / Elección del nombre/dominio

Eder L. Marques frolic en debian-ce.org
Vie Ago 18 14:08:25 UTC 2006

José C. Massón escreveu:
> Buenas noches a todos:

Buenas,

> La lista está activa desde comienzos de Julio, y desde ese mismo
> momento comenzamos a charlar sobre este punto en particular: La
> elección del nombre/dominio.

E Infelizmente até hoje gastamos mais munição em discussões do que em
iniciativas propriamente ditas, como construção de material para a campanha.

> Como la cantidad de opciones tendía a infinito, abrí un hilo[1] para
> que acotemos esas infinitas opciones.
>
> Dichas opciones eran:
>
> A.- Dominio propio o Subdominio de fsfla.org?
>
> B.- Nombre "universal" o uno para cada idioma apuntando a un mismo lugar?
>
> C.- En el caso de ser dominio propio: ".info" o  ".org"?

Por estar convivendo mais especificamente com a comunidade Debian e seu
modelo de votação[1], poderia fazer um análise e em seguida uma sugestão.
Sobre as opções, não houve uma justificativa sobre por que A ou B seria
uma boa opção.

Esquecemos ainda que em uma campanha (ou não??) internacional como a
nossa focar em um domínio .info esquece-se de que o mesmo quase não é
conhecido em alguns países, como o Brasil por exemplo.

> Luego de 5 dias en los que QUISIERON opinaron voluntariamente, abrí
> otro hilo[2] donde mencionaba los resultados obtenidos, los cuales
> eran contundentes.

Ao ver sua lista de resultados, outro problemas me veio a mente. As
decisões tomadas baseiam-se em votação do tipo maioria absoluta, o que
muitas vezes não condiz com a vontade do grupo.
Um método de escolha, não burocrático e eficiente, seria o metodo
condorcet[2].

> Pero hubo 5 que decian que boicot es muy "fuerte" o que es "agresivo"

Exatamente por causa dessa rejeição que gostaria de fazer uma proposta,
visando a reconciliação e prosseguimento das atividades de uma maneira
satisfatória a todos.

> Alexandre Oliva tampoco acordaba con el nombre, de hecho el cree que
> el sitio tiene que ser un subdominio/subdirectorio de fsfla.org.

Pelo método utilizado não conseguimos dizer se existe uma forte rejeição
em relação a um sub-dominio ou maior ainda a nomes externos e para cada
lingua. :(

>Otra de las cosas que comenta Fernanda es
> que deberíamos llevar adelante métodos más "serios" de votación.
> Pareciera ser que los que estamos aquí trabajando, no somos serios.

Creio que na verdade ela quis dizer que poderíamos ser mais eficazes e
eficientes, evitando ruidos e flamewars, se utilizássemos um sistema de
votação mais harmonioso e menos exaltado que o até então ocorrido.

 > Por respeto al tiempo que cada uno le dedica a la campaña, y por
> respeto a las siguiente personas:

Respeito não somente os nomes dessa lista, mas todos os que embora não
tenham votado, dedicaram de alguma forma seu tempo a esta campanha.
Por isso sugiro uma proposta, tentando por um final (tranquilo e
harmonioso) nesta discussão que a meu ver se extendeu por um período
além do que o necessário.

Diretivas:

1- Usar o método Condorcet para a avaliação.

Por que?
Para evitar possíveis questionamentos de decisões unilaterais, ou que
embora façam parte de uma maioria absoluta, são a opinião mais
fortemente rejeitada em relação as outras.

2- Fixar um período para as propostas

Por que?
Pra que todas as opções cogitadas se façam públicas e possam ser
avaliadas igualmente. Acompanharia uma descrição de por que a proposta
seria eficiente para a campanha.
Neste período, as pessoas que já simpatizarem com uma escolha poderiam
apoiá-la, tornando-se signatárias.
Eliminaríamos as "opções infinitas", pois para a escolha de um nome,
sempre conseguiremos encontrar um novo nome, que muitas vezes também
será bom.

Tempo estimado: 48 horas

3- Discussão das propostas

Por que?
Para podermos debater o que não ficou claro nas justificativas, ou
trocarmos idéias visando acrescentar um novo ponto de vista.

Tempo estimado: 72Horas

4- Votação

Por que?

Para efetivamente escolher entre as propostas apresentadas e discutidas.
Neste ponto nenhum comentário é feito sobre o voto, sendo contabilizado
publicamente.

Tempo estimado: 30 horas

Então teríamos a análise dos votos e divulgação dos resultados.

Pela idéia, no dia 24 teríamos nosso resultado, de maneira esta que não
haveria espaço para discussões ou reavaliações da decisão.
A considerar todo o tempo gasto até então com esta discussão, seria viável.

Além disso, creio que o Slogan da campanha é que determina o
[sub]dominio, e não o contrário, sendo então neste primeiro momento,
IMHO, sua escolha prioritária.

O que me dizem?

> Saludos

Um grande abraço,