[Anti-drm] Detalhes publicitarios da campanha - direcionamentos

Eder L. Marques frolic en debian-ce.org
Sab Ago 19 04:56:29 UTC 2006

	Boa noite amigos,

	Saúdo a todos desde o Brasil. Por ser minha primeira mensagem à lista,
uma pequena introdução. Ajudo como voluntário a FSFLA já há algum tempo,
sendo fundador de alguns grupos de usuários em meu país, além de
participar de vários projetos de Software Livre.

	Voltando ao assunto principal, após ler _todo_ o histórico da lista
(alguma mensagem pode ter me escapado, mas no geral acompanhei as
mensagens postadas na lista, antes de escrever esta primeira), percebo
que temos várias dificuldades, algumas conceituais, outras
organizacionais, e mais ainda em termos de direcionamento.

	Desde a primeira proposta para nome[1], ainda não tivemos, realmente,
uma votação explícita, com enumeração das possibilidades, e um resultado
contabilizado das opções.
	Apenas depois surgiu uma relação de opções[2], com um comentário que me
chama atenção: drm.fsfla.org não faz sentido solto, mas bandrm.org ou
nodrms.org o fazem.
	Para mim, ambos soam estranho para o público geral.

	E em mais de 100 mensagens essa discussão se extende, sem um resultado
concreto. Na visão de alguém que não participou das discussões desde o
início, vejo muita energia desperdiçada em ações que, se coordenadas,
poderiam surtir um resultado melhor.
	Em nossa lista de países membros, já temos 4 países[3], e ao analisar o
caráter internacional de nossa campanha, enchergo como acertada a
indicação por um nome que seja compreensível em ambos os idiomas falados
nos "países-alvo" desta.
	Focamos a escolha em um dominio .info.
	Este é pouquíssimo utilizado no Brasil, não fazendo parte do
conhecimento do público geral alvo da campanha.

	Acima de tudo, focamos a escolha na facilidade de o nome ser utilizado
em spot radiales. Fico a me perguntar se temos tantas rádios assim
apoiando a campanha, rádios de massa e grande alcance, que possam
direcionar nossa escolha.
	Além disso, aqui no Brasil vejo constantemente anuncios do tipo:
	- www.radiocidade.com.br
	- www.tvjangadeiro.com.br
	- www.oba.com.br/promocao
	- www.globo.com/criancaesperanca

	Este ultimo, da maior emissora de TV da América Latina e uma das
maiores do mundo, utiliza em toda a suas publicidades URLs do tipo
www.globo.com/programa , e seu público, as massas, tem sido atingido
satisfatoriamente.
	Apenas para citar, o ultimo site, de uma campanha de arrecadação de
dinheiro, já passou dos 10 milhões em menos de 1 mês, o que me leva a
afirmar que a publicidade foi eficaz.

	E então veio a discussão sobre ter ou não ter fsfla no nome da
campanha? Então, me fiz as perguntas:
- Esta é uma campanha idealizada pela FSFLA?
- Esta campanha está sendo elaborada em um grupo de trabalho da FSFLA?
- Estaremos utilizando a infraestrutura da FSFLA para pô-la em prática?

Com base nela considero que não teríamos nem que discutir se teríamos um
subdominio .fsfla.org ou não. Já estaria implícito desde o surgimento
embrionário de tal campanha, vide a utilização do wiki da fsfla.

Apesar do surgimento em meio ao tumulto de um plano de ação informal[4],
ainda não temos uma TODO list concreta na qual trabalhar, nem para
indicar aos que desejem ingressar na campanha.

Em suma, em uma analogia, construindo o protótipo antes de desenhar o
projeto. Nossa campanha é de conscientização, mas por definição, também
é publicitária.

Definir o público alvo (todas as pessoas da américa latina???), os
veículos de comunicação a serem utilizados (web, rádio, tv e as
respectivas percentagens), ideias a serem passadas, como angariar novos
participantes, como transformar a campanha em um marketing viral, que
não mais necessitará de uma publicidade forte por nossa parte, mas que
seguira de "boca em boca" através do público que tomar contato com ela.

Assim, embora esteja ingressando nas discussões um pouco tardiamente,
considero como marco zero a escolha do slogan da campanha e de suas
bases. No fim das contas, a URL de acesso irá ser apenas um meio de
contato, mas o que deverá ficar nas pessoas é o conceito e a importância
da questão nos dias atuais, para a vida do cidadão comum.

1- http://www.fsfla.org/pipermail/anti-drm/2006-July/000035.html
2-http://wiki.fsfla.org/wiki/index.php/Listado_de_dominios_para_la_campa%C3%B1a
3-http://wiki.fsfla.org/wiki/index.php/Paises_donde_miembros_de_la_campa%C3%B1a_residen.
4-http://wiki.fsfla.org/wiki/index.php/Plan_de_accion_inicial_ES

Um abraço a todos, desculpando-me por possíveis imperfeições na maneira
de expressar as idéias em uma lista multilíngüe.

--
Eder L. Marques

   .''`.  ** Debian GNU/Linux **
  : :' :  http://www.debian.org/