[Anti-drm] Comencemos a terminar la eleccióndel dominio. v0.9

On Aug  9, 2006, "Sebastián A. La Spina" <slaspina en 3gbyte.net> wrote:

> Respecto a la logística lingüística pienso que debería de ser algo mas
> humano el dominio, mas relacionado con la esencia de uno, con sus
> derechos, con su capacidad de decisión, de elección. de
> crecimiento.. De movida empezar el dominio con una negación (nodrm.x)
> es, por lo que creo yo, una forma de no agradarle al subconsciente.

Concordo.

> Siguiendo la postura marketing-era ¿Que les parece algo que no deba
> estar directamente relacionado con las siglas DRM (¿en México es De Re
> Madres!?), pensamos en algo que llame a la atención de la gente
> normal? de la gente usuaria? de mi abuelita? de los -no geeks, gurues
> ni digital-freaks? Con esto se nos abre un abanico de soluciones para
> el juego de los dominios multi-lingüísticos multi-entendibles
> multi-nacionales.  (les juro que NO se me ocurre nada en 5 lenguas
> distintas que se escriba igual)..

De fato :-) :-(

Que lhes parece `Remoto Controle' (que por um momento pensei que
talvez se escrevesse igual em castelhano, mas depois concluí em que
não)

Em português, o termo `controle remoto' é o que acho que em castelhano
se diz `telecontrol', aquele aparelhinho que, em sua primeira (?)
concepção, vinha junto com um televisor para você trocar os canais sem
levantar do sofá.

Inverter os termos para `remoto controle' é um jogo de palavras
poderoso, pois a primeira interpretação que vem à mente, pelo menos em
português, é de que o controle é limitado, difícil, pequeno.  Por
exemplo, `não existe a mais remota chance de isso acontecer' significa
que o acontecimento é *muito* improvável.

Há uma música da cantora e compositora Adriana Calcanhoto intitulada
Esquadros que faz justamente essa inversão para dar a idéia de que, ao
invés de poder controlar à distância, não tem controle algum sobre o
que se passa na tela (na música, uma janela para o mundo lá fora :-)

http://adriana-calcanhotto.letras.terra.com.br/letras/43856/

Se por acaso o termo `remoto controle' trouxer as mesmas idéias à
mente em castelhano, mesmo que não seja tão óbvio como em português à
primeira vista, parece-me que seja um excelente nome para uma campanha
justamente contra o controle à distância dos equipamentos digitais de
apresentação de conteúdo e contra a limitação do controle que os
usuários têm sobre esses equipamentos.  remotocontrole.info e
remotocontrol.info estão ambos disponíveis, assim como os .org
correspondentes.

Na mesma linha, mas usando uma palavra sonora, ainda que inventada,
para que seja neutra às línguas, e seguindo a inspiração de DRM,
pensei em DerReMoto.  Em português, e penso que em castelhano também,
a duplicação do R seja necessária para que a leitura lembro DRM com
mais força do que DeReMoto, ainda que o me agrade a idéia do `De' como
prefixo de negação ou anulação, e DeRreMoto parece simplesmente errado
:-( Corre o risco de parecer propaganda de telefone celular, mas
enfim...  Funciona como nome do site (estão livres os .org e .info,
com um e dois erres) e da campanha.

Que acham?

> Vieron el nombre de esta lista de correo?? anti-drm.info es un buen
> dominio, serio. negativo, pero familiar. -si quieren dejar los drms
> metidos en el dominio también.. yo les cobraría la publicidad-.

O pessoal já levantou objeção a traços, barras e pontos a mais, pois
isso aparentemente confunde a audiência de alguns programas de rádio
:-( e infelizmente, se tomado como mais importante que promover a
FSFLA, exclui a possibilidade de usarmos uma URL contendo fsfla.org
:-( :-(

> Yo haría campaña de Sol Sin Patentes. -con un Solazo dándole en la
> cara a alguien leyendo que quiere saber, aprender y evolucionar!-  Me
> parece mas sociable de transmitir.

O combate às patentes de software é um outro projeto em que ainda
temos de trabalhar.  DRM é uma ameaça diferente ao Software Livre,
ainda que haja alguma sobreposição.

> Tengo miles de cosas que hacer, voy a seguir el hilo para poder aportar más.

Obrigado!

> Saludos a todos!

Igualmente!

> Gracias por el domain check palmis!