[FSFLA-Traductores] Boletín FSFLA #10 para traducir

Fernanda G Weiden fernanda en softwarelivre.org
Mie Abr 26 21:21:17 UTC 2006

Traducao parcial...por favor, alguém revise ou continue e eu reviso amanha.

Abracos,
Fernanda

- -------------------------------
Novidades da FSFLA
Boletim #10
Maio de 2006

GPLv3

Com mais de 5300 participantes, o Fórum Internacional Software Livre
(FISL 7.0) foi a sede da Segunda Conferência Internacional sobre a
GPLv3, que aconteceu nos dias 21 e 22 de abril em Porto Alegre, Brasil.

FSFLA coordenou as mesas de trabalho, que come?aram no dia 21, com uma
apresenta?ão de Richard Stallman acompanhado de Alexandre Oliva em uma
sala lotada de pessoas. Nesta sessão, RMS explicou os desafios que
enfrenta a atualiza?ão da licen?a e os problemas principais que o texto
atual aborda.

Em seguida Richard Fontana, do Software Freedom Law Center, que explicou
os aspectos jurídicos do rascunho da GPLv3.

O encerramento da jornada da sexta-feira, 21 esteve a cargo do painel de
Implica?ões Internacionais de uma licen?a baseada no sistema de
Copyright, da qual participaram Federico Heinz, Thiago Tavarez Nunes de
Oliveira, Omar Kaminski e Palmira Granados.

A segunda jornada de discussão sobre a GPLv3 come?ou no sábado 22 às 13
horas com o painel sobre Patentes de Software e DRMs, do qual
participaram David "novalis" Turner da FSF, Beatriz Busaniche, Thiago
Tavares Nunes de Oliveira, Paul Madick e Pedro Rezende.

A sessão seguinte tratou de aspectos relacionados a compatibilidade da
GPLv3 com outras licen?as de Software Livre, e esteve a cargo, Georg
Greve da FSFE, Alexandre Oliva, Tania Leal, Don Armstrong e Simon Phipps.

O encerramento do segundo dia foi o painel de ado?ão da nova licen?a por
parte dos desenvolvedores, e contou com Federico Heinz, Daniel Oliveira,
Michael Tiemann, Cesar Brod e Ciaran O'Riordan.

Stand no FISL

Pela primeira vez, FSFLA compartilhou stand com duas de suas
organiza?ões irmãs: FSF e FSFE, em um evento de enorme magnitute como
foi o Fórum Internacional Software Livre. Membros das três organiza?ões
compartilharam os quatro dias do maior evento de Software Livre do
continente, realizado este ano na FIERGS.

FSFLA deseja agradecer especialmente a participa?ão e inestimável ajuda
dos voluntários que participaram da coordena?ão do stand, especialmente
Luiz Coelho, Eder Marques e Marcelo Santana pelo grande trabalho
realizado no stand das FSFs.

Novos membros da FSFLA

O professor Pedro Rezendo se incorpora ao Conselho da FSFLA. Pedro
Rezende é matemático, professor de Ciências da Computa?ão na
Universidade de Brasília, onde também é coordenador do programa de
criptografia e seguran?a computacional. Também é conselheiro do
Instituto Brasileiro de Direito e Política de Informática, e
representante da Sociedade Civil no Comitê Gestor de Infraestrutura de
Chaves Públicas do Brasil. Além disso, é membro do Projeto Software
Livre Brasil.