Scripts XSLT para adicionar aos arquivos fonte do IRPF-Livre

Adonay Felipe Nogueira adfeno.7046 en gmail.com
Lun Abr 17 01:23:35 UTC 2023

Segue uma pequena contribuição para facilitar na comparação dos arquivos
mapeamentoTxt.xml.

A descrição deles está nas primeiras linhas. Podem mudar a licença caso
achem mais conveniente. Eu só copiei do que estava em
`/src/org/fsfla/Main.java`

Para usar, instale um processador de XSLT 1.0, como o `xsltproc` do
pacote libxslt ou similar e faça algo como:

xsltproc "Arquivo XSLT desejado" "XML do mapeamentoTxt existente"

Por exemplo:

xsltproc 'ver_TipoArquivo_e_Nomes_do_mapeamentoTxt.xslt'
'irpf-livre-2022/res/mapeamentoTxt.xml'

Salvando duas saídas deste script sobre mapeamentoTxt.xml de anos
diferentes, pode-se então proceder com a comparação, pelo menos, dos
nomes dos campos que talvez foram alterados de um ano para o outro.
Todavia, nenhum dos scripts lida com o tamanho esperado no arquivo de
declaração (.DEC), nem conseguem capturar se algum dos campos teve seu
tipo de conteúdo alterado no arquivo de declaração esperado. Para estes
últimos dois casos (facilitados com o uso do script
`tirar_ano_anterior_do_mapeamentoTxt.xslt`), seria necessário ainda
fazer um diff normal, ou wdiff, pois não sei se existe ou nem sei como
fazer um comparador XML.

--
* https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno
* Ativista, não advogado, nem técnico de informática