IRPF-Livre 2020 pronto para testes

Alexandre Oliva lxoliva en fsfla.org
Lun Jun 22 15:22:58 UTC 2020

Na primeira vez em que pude adiar a atualização do IRPF-Livre para o
inverno, não pude resistir à tentação de prepará-lo na nova estação, mas
me dei mal: cadê o inverno?!? :-)

♫ É verão, bom sinal, já é tempo ♫
♫ de abrir declaração e enviar ♫

O programa não precisou de grandes alterações.  O código atualizado
ainda não foi empacotado, por enquanto, pra quem quiser ajudar a testar,
os fontes estão em:

  svn co https://www.fsfla.org/svn/fsfla/software/irpf-livre-2020

ou:

  git svn clone https://www.fsfla.org/svn/fsfla/software/irpf-livre-2020

Relatórios de problemas são bem-vindos nos próximos dias.  Eu mesmo
ainda estou pra fazer declarações com ele, e só depois de verificar e
transmitir com sucesso pelo menos uma é que vou empacotar e publicar uma
versão nova.

Pra quem não sabe ou não lembra, o IRPF-Livre foi descompilado de uma
versão publicada pela Receita Federal, em 2007, sem ofuscamento e com
símbolos para depuração, e vem sendo mantido relativamente atualizado
desde então.  Serve para preencher a declaração de IRPF em modo texto,
editando o .xml, mas grava arquivos de backup e para transmissão
idênticos aos do programa da Receita Federal, o que permite refazer os
cálculos com a versão Livre e comparar o arquivo a ser transmitido, pra
ter certeza de que ambos estão chegando aos mesmos resultados.

--
Alexandre Oliva, freedom fighter    he/him    https://FSFLA.org/blogs/lxo/
Free Software Evangelist              Stallman was right, but he's left :(