Aplicativo da Receita Federal

Thadeu Cascardo cascardo en cascardo.info
Vie Abr 10 14:46:35 UTC 2015

On Thu, Apr 09, 2015 at 03:09:30PM -0300, Gilberto Sudre wrote:
> Olá Thadeu,
>
> Boa tarde. Tudo bem?
>
> Meu nome é Gilberto Sudré e quem em deu seu contato foi o Alexandre Oliva.
>
> Estou estudando o aplicativo da Receita Federal deste ano e o Alexandre me
> comentou que você tinha analisado o tráfego de uma versão anterior e
> descoberto algumas coisas interessantes.

A melhor forma de conversarmos seria publicamente através da lista de
email softwares-impostos en fsfla.org.

Eu fiz a engenharia reversa do protocolo de envio da declaração de
ajuste anual de pessao física. O resultado está em [1], incluindo uma
curta documentação sobre o protocolo, e um cliente livre que permite o
envio e recebimento do recibo.

Algumas informações sobre o processo de engenharia reversa você pode ver
no vídeo da palestra do FISL [2], e um sumário nesse post de blog.

[1] http://git.libreplanetbr.org/?p=rnetclient.git;a=summary
[2] http://hemingway.softwarelivre.org/fisl14/low/41b/sala41b-high-201307031502.ogg
[3] https://lgbassani.wordpress.com/2013/07/03/fisl14-hackeando-bancos-e-a-receita-federal/

Abraços.