IRPF-Livre 2014: tabelas de outros rendimentos

Alexandre Oliva lxoliva en fsfla.org
Mie Ene 21 06:05:55 UTC 2015

On Apr 20, 2014, Alexandre Oliva <lxoliva en fsfla.org> wrote:

> Até o ano passado, as coleções “outros” de rendimentos isentos e de
> rendimentos com tributação exclusiva na fonte eram consolidados como
> “outros” na declaração e no backup, sem qualquer forma de discriminá-los
> nos arquivos de declaração.

> A partir deste ano, eles exigem mais informação e devem ser lançados em
> linhas invidividuais no arquivo de declaração.  Descobri isso após
> Cascardo mencionar que a RF tinha acusado erro na declaração dele,
> quando verifiquei que o mesmo havia ocorrido com as declarações que eu
> mesmo enviei.

Ok, *finalmente* implementei suporte à geração das linhas de outros
rendimentos isentos e tributados exclusivamente na fonte, desde que
sejam do titular.  Há suporte INCOMPLETO para rendimentos recebidos por
dependentes: os valores entram, mas os cálculos estão implementados
apenas para esses rendimentos quando auferidos pelo titular da
declaração.

Se alguém precisar dessa funcionalidade incompleta (ou de qualquer
outra), por favor avise e vou ver se consigo implementar.

Quanto às novas linhas, consegui gerar declarações iguais às geradas
pelo IRPF2014, nos casos que testei, mas não consegui ainda transmitir a
declaração retificada.  Acho que o servidor da Receita fica fora do ar
de madrugada.  É bem provável que seja necessário alterar o número da
versão correspondente do IRPF para que seja possível enviar
retificações, como em anos anteriores.  Quando eu conseguir testar e
verificar que a Receita aceitou a declaração, vou fazer a atualização e
publicar uma nova versão.

Por enquanto, a versão modificada está disponível no repositório SVN.

Saudações Livres,

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer