IRPF-Livre 2014: tabelas de outros rendimentos

Alexandre Oliva lxoliva en fsfla.org
Lun Abr 21 02:06:18 UTC 2014

Até o ano passado, as coleções “outros” de rendimentos isentos e de
rendimentos com tributação exclusiva na fonte eram consolidados como
“outros” na declaração e no backup, sem qualquer forma de discriminá-los
nos arquivos de declaração.

A partir deste ano, eles exigem mais informação e devem ser lançados em
linhas invidividuais no arquivo de declaração.  Descobri isso após
Cascardo mencionar que a RF tinha acusado erro na declaração dele,
quando verifiquei que o mesmo havia ocorrido com as declarações que eu
mesmo enviei.

Comecei a preparar um patch na madrugada de sábado, mas não consegui
mais avançar no fim de semana, nem tenho perspectiva de terminar isso
hoje, então...  Cascardo pediu pra eu postar o patch incompleto pra ver
se ele consegue avançar.

O que está faltando são os médotos em
src/serpro/ppgd/irpf/txt/gravacaorestauracao/ para exportar e importar
as linhas "97" para/de arquivos de declaração (precisa descobrir como os
identificadores de linha devem ser gerados/preenchidos; imagino que seja
um contador, mas não verifiquei se o contador é independente para
rendimentos isentos ou de tributação exclusiva, ou se é um contador só).

Outra coisa que falta é conseguir fazer os validadores das entradas da
tabela fazerem alguma coisa.  Várias das mudanças que fazem passar nomes
de fichas e coisas assim para a nova coleção foram tentativas aleatórias
e mal sucedidas de ativar os validadores.  Quando comecei uma
investigação sistemática de até onde eles iam, comecei a adicionar uns
System.out espúreos; não tenho certeza se limpei todos antes de preparar
este patch incompleto, e se não me engano ele nem compila por causa de
algum experimento incompleto ou mal sucedido, mas atendendo ao pedido de
postar o que eu tivesse do Cascardo, não cheguei a deixar o patch num
estado suficiente polido para integração.

Lá vai...