irpf-livre (2008) r4715

Alexandre Oliva lxoliva en fsfla.org
Jue Ene 29 05:21:10 UTC 2009

Por alguma razão ainda inexplicada a Receita Federal encrencou com a
declaração de IRPF que mandei no ano passado.  Provavelmente porque eu
mandei uma retificação da declaração do ano anterior *depois* de enviar
a declaração de 2008.

Aí, quando foram conferir se o número da declaração do ano anterior
batia com a citada na declaração deste ano, não batia.  Daí o alegado
"erro de descompctação" (sic).

Resultado: exigiram que eu enviasse declaração retificadora.  Preparei a
retificação com o irpf-livre, conferi que o programa da Receita Federal
gerava arquivo idêntico (como fiz com a declaração anterior) e entreguei
pessoalmente no escritório da Receita Federal.

Deu "erro de descompctação" (sic) de novo.  GRR!

Hoje finalmente fui investigar.  Descobri que estavam faltando os dois
dígitos verificadores do recibo da declaração anterior.  Eu extraía só
os 10 dígitos do arquivo enviado anteriormente, que era tudo que o
próprio site da Receita Federal pedia pra ver como estavam as coisas.
Mas, pro envio, isso não bastava.  A primeira ocorrência desse campo, no
arquivo de envio, tinha apenas 10 caracteres mesmo, mas havia uma
segunda, com 12.  Provavelmente foi por falta dos dígitos verificadores
ali que deu erro na segunda.

Pretendo levar a nova declaração retificadora à Receita Federal ainda
esta semana.  Enquanto isso, alterei o irpf-livre para ajudar a evitar
esse tipo de problema:

- a opção de preparar declaração pra entrega agora verifica se há
pendências e fornece o número do "recibo" (é apenas um hash da
declaração), com todos os 12 dígitos necessários para eventuais
retificações.

- há um novo comando, calculaDV, que calcula os dígitos verificadores
faltantes nos números de "recibo" das declarações do ano anterior e, nas
retificadoras, da última do ano.

A nova versão já está disponível em
http://fsfla.org/svn/fsfla/software/irpf-livre, revisão 4715, e
devidamente compilada e empacotada em
http://fsfla.org/~lxoliva/snapshots/irpf-livre/2008/r4715

Esta é provavelmente a última versão do IRPF-Livre 2008.

Planejo começar a preparar a versão pra 2009, a partir da versão de
testes que foi disponibilizada no final do ano passado.  Com alguma
sorte, este ano vou conseguir terminar a engenharia reversa do Receita
Net também, e incorporar a funcionalidade de transmissão ao IRPF-Livre.

Por enquanto é isso...  Qualquer novidade eu aviso,

free{};