[PSL-RS] Re: [PSL-Brasil] Mobilização contra pacto da Microsoft Brasil com Min Trabalho

Alexandre Oliva lxoliva en fsfla.org
Sab Ago 25 09:55:05 UTC 2007

On Aug 24, 2007, "Ada Lemos" <adalemos en gmail.com> wrote:

> O que ocorreu nos últimos dias face ao OOXML me demonstra que as minhas
> últimas preferências no agir, tem consistência, ou seja basta um de peso
> empeunhar bandeira trabalhando na direção eficaz pra resultados q a gente
> ganha muito.

+1

É claro que se faz necessário agir de maneira focada, direcionando
esforços em quem tem poder para fazer diferença hoje, quando se trata
de corrigir um rumo tomado errado a curto prazo.

Mas há um outro lado dessa moeda, que guarda as características da
forma de atuar das FSFs: o olho no longo prazo.

É claro que percebemos que as conseqüências deste recém-anunciado
acordo podem ser duradouras, por mais que o acordo em si dure apenas
um ano.  Terá efeitos ao longo da vida profissional de um milhão de
pessoas, se não conseguirmos revertê-lo.

Mas uma ação focada em agentes governamentais que, com uma canetada,
podem resolver a questão, educarão no máximo esse agente governamental
a respeito do problema, pouco fazendo para que novos problemas
similares sejam evitados.

Já uma ação pública, pacífica, organizada, com um discurso coerente,
pode alcançar visibilidade muito maior, alcançar as mentes de muito
mais gente.  Aí, mesmo que o acordo já assinado não seja afetado,
estaremos fazendo diferença no longo prazo.

> Como já disse ontem, prefiro fazer o que estou fazendo: Conversando
> pra dentro, com respeito, firmeza, procurando parceiros de fé como o
> Dep Paulo Teixeira.

É um trabalho valiosíssimo esse que você faz, e eu lhe agradeço
profundamente por ele.  Mas assim como a Microsoft atua em múltiplas
frentes (e tem cacife pra isso), nós temos de fazê-lo também, pra não
deixar flancos desguarnecidos.  E se um dos problemas é que somos
poucos para isso, o que precisamos é justamente acordar mais gente pra
essa questão, porque se for ver bem, tem muito mais gente que é
prejudicada pelo software proprietário do que gente que trabalha em
prol dele.  Podemos ser muitos mais e é com ações públicas que a gente
pode alcançar isso.

> Bastou eu falar com Suplicy sobre ele atuar mais forte junto ao
> crimecibernético, apresentar-lhe "en pessant" Pedro Rezendo e outras
> conversas, falar com Beto da Tv Senado, pronto: Vai ter debate
> Suplicy com Pedro Rezende sobre o tema.

Woohoo!  Que muito bom!

> Neste caso, prefiro uma carta ao ministro do trabalho e com cópias a
> assessores, assim como carta dirigida ao presidente, a dilma pres do e-gov,
> ao Cezar pra lhe dar meios formais de fazer algo, coisas assim.E com toda
> coragem, determinação, respeito.

Vamos fazer, também?  Eu sou a favor.

> E-mail do chefe da comunicação social do ministro do trabalho:
> Max Monjardim
> max.monjardim en mte.gov.br
> Nossa Tatiana Scalco - Coordenadora Geral de Qaulificação no MTE
> tatiana.sclaco en mte.gov.br
> Tatiana já trabalhou na IMA em Campinas, na prefeitura com Toninho, é ótima
> profissional

Valeu pelos contatos.  São "nossos amigos" ou são "alvos de bombardeio
eletrônico"? ;-)