[Sitio] Re: Drupal o otra cosa?

Eder L. Marques frolic en debian-ce.org
Mie Ene 10 13:24:07 UTC 2007

Exal de Jesus Garcia Carrillo escreveu:

> [...]

Olá a todos,

Desculpem pela demora em responder.
Dei uma olhada nos sites da FSF, FSFE, e projeto GNU.

O novo layout do GNU ficou muito bom. Apenas algumas traduções fogem do
template atual (as páginas em pt e es, por exemplo, estão com o template
antigo), ele está bem construído.

Pelo que o Exal falou, o site é construído sem CMS.

Olhando o da FSF, vi que o mesmo é construído com o CMS plone, que já
por default é feito respeitando os principais padrões de
interoperabilidade. Considero também uma boa opção.

Sobre o Drupal, é o CMS com o qual eu tenho maior contato e tempo de
uso. Entre as features que eu poderia destacar estão:
- Fácil customização;
- Sistema de cache;
- Internacionalizável;
- Agregador RSS embutido;
- Controle de versão do conteúdo publicado;

Além de vários módulos.

A versão 5.0 está para ser lançada, incluindo bastante melhorias.
Entre os CMS que usei (não usei plone ainda) foi o que mais gostei.

Entretanto também não trabalhei com sistema de CVS/SVN das páginas, com
alterações manuais feitas para cada arquivo.
Acho que um CMS facilitaria um pouco as coisas.

Precisamos talvez fazer uma peqena listagem das possibilidades, com os
prós e contras.

Um abraço a todos,

Eder L. Marques