[Prensa] [gpsl-unicamp] Re: IRPF-Livre 2009: A batalha contra os Softwares Impostos continua

Alexandre Oliva lxoliva en fsfla.org
Vie Abr 17 23:04:14 UTC 2009

On Apr 17, 2009, Luís Guilherme Fernandes Pereira <lpereira en gmail.com> wrote:

> De fato, o software da RFB é proprietário, daí a chamá-lo de cavalo de
> tróia é exagero.

Qual mesmo de nós dois fez a engenharia reversa dele pra fazer qualquer
afirmação substanciada sobre o que tem nele, o que ele faz ou não faz,
informando o usuário ou não?

> O maior problema é a existência de um imposto em que temos que
> devassar nossa vida ao governo, a um bando de burocratas que não
> sabemos quem são.

Fato.  Mas também, a informação quase toda eles já têm de outras fontes.
A declaração podia muito bem já vir preenchida pra gente, pra gente
adicionar o que estivesse faltando e submeter.

> Usar um software que não sabemos o código é a azeitona da empada

Só se você acreditasse no Santo Byte, na boa fé de *todos* os envolvidos
no processo de desenvolvimento, manutenção e distribuição do software.
Pela forma como você fala desse "bando de burocratas", não parece que
você confia.

Então por que deposita toda essa confiança no software que eles
gostariam de exigir que você rodasse no *seu* computador, onde
presumivelmente está um monte de informação que os burocratas não têm
nada que acessar?

Por que deposita toda essa confiança que o programa não vai sabotar a
*sua* declaração, transmitindo informação diferente da que você colocou
lá, pra lhe causar problemas?

> Desculpe. Eu baixei o programa e tentei usá-lo. E a experiência foi
> pior do que se eu fizesse naqueles antigos formulários azuis (ou
> verdes, para a declaração simplificada). E veja, eu sou um entusiasta
> da linha de comando.

Eu imagino.  Ninguém falou que o programa era fácil de usar.  Foi o
melhor que eu consegui fazer nas 30 horas que dediquei ao projeto este
ano.  Patches são bem-vindos.

Saiba que há uma interface gráfica lá, em algum lugar; eu só não
consegui fazê-la funcionar.  Se você conseguir, ela vai precisar ser
atualizada.  Patches são bem-vindos.

No estado atual, o programa serve pelo menos pra eu saber o que estou
mandando, e pra manter a pressão em cima da RFB, o maior bastião do
software proprietário no governo federal.  Não era pra gente ter de
fazer essas coisas.

> Para oferecer um software desse, desculpe a sinceridade, é melhor
> sugerir que façamos a declaração no papel.

É a forma mais segura, sem dúvida.  Pode até usar o programa pra fazer
as contas, seja o da RFB, seja o IRPF-Livre, sejam os dois.  Mas
entregar em papel é muitíssimo mais seguro.

Porque, tipo assim, no dia que a Receita Federal disser pra você que deu
"erro de descompctação" [sic] na sua declaração, sem explicar por quê, e
fizer a mesma coisa com as suas retificações, ameaçando cancelar seu CPF
e o da sua companheira, apesar de as declarações estarem todas de acordo
com as especificações publicadas, e serem idênticas, bit-por-bit, a
declarações geradas pelo programa da própria Receita Federal, você vai
querer saber melhor o que pode estar acontecendo.  Como aconteceu
comigo.

Ou não, vai colocar as viseiras no olho e puxar o carro, com medo do
chicote.

No dia que a Receita Federal disser pra você que não recebeu sua
declaração, e você apresentar um recibo que só ela consegue validar,
você vai fazer o quê?

Papel ainda fala mais alto que os tão voláteis bits, tanto para este
tipo de documento quanto para votos.  Infelizmente, declarar em papel
não é uma opção para mim: a lei fiscal exige que eu entregue declaração
eletrônica.  Infelizmente, votar com registro em papel não é uma opção
pra mim, porque o TRE acha mais importante poder manipular eleições e
alegar, com o peito estufado, que "nunca houve provas de corrupção das
eleições eletrônicas no Brasil", com os dedos cruzados atrás das costas
torcendo pra ninguém perceber que é porque apagaram todas as provas,
exclusivamente eletrônicas.

Durma com esse seu silêncio!

> Esse xiismo da FSF e principalmente da FSFLA que mata.

Creio que xiismo seja uma tentativa de fazer referência a uma casta de
moderados religiosos no oriente médio.  Já foram tidos como radicais, há
uns 25 anos atrás (tipo, bem antes de existir Linux, antes até de
existir o GNU).  Hoje são moderados.  Alguém parou no tempo.

> Às vezes, por estratégia, é necessário aceitar pedaços proprietários,

Estratégia para alcançar qual objetivo, mesmo?
http://fsfla.org/svnwiki/circular/2007-02#1

> Por isso vou deixar de usar o Java da Sun?

Por que não deixaria, se existem as Livres.

> Sim, eu deixaria, se alguma JVM livre (testei todas) abrisse o que eu
> preciso. Não abrem.

Duvido.  IcedTea está certificado pela Sun e é a próxima versão do JDK.
Se não abrem, é porque os programas estão quebrados, não são Java.

> Da mesma forma o gnash trava meu computador.

Você está confuso.  O flash que faz o computador travar e o navegador
capotar é o da Adobe.

O gnash pode até não conseguir interpretar alguns programas
proprietários escritos em Flash/ECMAScript, mas travar o computador,
nenhum programa tem como fazer.  A não ser que algum dos drivers ou
firmwares proprietários que você tem instalado estejam causando
instabilidade, claro :-)

> gNewSense, por exemplo, que é um Ubuntu defasado e sem os códigos
> proprietários.

Desafio você a testar e apresentar as diferenças que encontrar.  A
versão 2.2 do gNewSense saiu ontem.  Aguardo sua avaliação.  Sugiro
maneirar no FUD, porque ele não resiste a uma inspeção cuidadosa.

> O Linux é software livre e sempre foi. Ele tem as 4 liberdades
> fundamentais.

Ooh, ilusão...

Trechos do Linux pra você:

 * This file contains firmware data derived from proprietary unpublished
 * source code, Copyright (c) 2004, 2005, 2006, 2007 Broadcom Corporation.
 *
 * Permission is hereby granted for the distribution of this firmware data
 * in hexadecimal or equivalent format, provided this copyright notice is
 * accompanying it.

Contém 100Kb de código objeto, um sistema operacional que roda no
processador de uma placa de rede, com acesso a toda a sua memória,
barramentos, processadores de interrupção, DMA, e à rede!  Tudo isso
disfarçado na forma de uma aparentemente inofensiva sequência de
números.  Você, tão preocupado com sua privacidade, ia querer esse tipo
de código rodando no seu controlador de rede?

Agora olha que (i)legal.  Esse código está sob uma licença que não é a
GPL, certo?  Pois o mesmo fornecedor colocou, num outro driver dele, o
seguinte trecho:

 * Unless you and Broadcom execute a separate written software license
 * agreement governing use of this software, this software is licensed to you
 * under the terms of the GNU General Public License version 2, available
 * at http://www.gnu.org/licenses/old-licenses/gpl-2.0.html (the "GPL").
 *
 * Notwithstanding the above, under no circumstances may you combine this
 * software in any way with any other [Company] software provided under a
 * license other than the GPL, without [Company]'s express prior written
 * consent.

Quer dizer, você, ao distribuir esses dois juntos, está violando a
licença, expondo-se ao risco jurídico criado por essa companhia.
Estratégia dela, será?

Ah, e esse outro driver tem mais de 300Kb de código objeto, também
disfarçado de inofensivas sequências de números, pra fazer os crédulos
como você, que têm fé na pureza do Linux e nas boas intenções por trás
das estratégias dos "colaboradores", acreditarem que se trata de código
fonte.

> Colaborar com o sistema é melhor que
> ficar criando forks por picuinhas

Ainda bem que ninguém criou fork, né? :-)

Engraçado como você fica falando de coisas que não sabe.  Chutando
cachorro com seus preconceitos bobos, que sustentam sua fé.

Lamentável.

> causa atraso na propagação do software livre

Nosso interesse é em propagar a liberdade.  O Software Livre é uma
ferramente para isso.  É uma pena que tanta gente confunda as duas
coisas, e tenha tomado o Software Livre como objetivo em si, criando uma
iniciativa para promover o software, mesmo quando isso inviabilize a
liberdade.

É uma pena que tanta gente pense de forma tão rasa assim.