[Modelos] utilização de sistema de versão

hax0r3x hax0r hax0r3x en gmail.com
Mie Ago 11 20:37:15 UTC 2010

Olá a todos,

Estou montando um projeto de software e gostaria desde o começo habituar-me
a utilizar um sistema de controle de versão...
Fiz uma pesquisa e encontrei vários que parecem ser bons: Git, Subversion,
Bazaar, Mercurial...
Mas na minha opnião (baseado na pesquisa que fiz) achei os melhores o
Subversion e o Bazaar.
O que depende aí é se eu vou utilizar um sistema centralizado ou
descentralizado, mas isso em si não é problema.

Então gostaria de fazer duas questões sobre esses sistemas:

1 - Esses sistemas (svn, bzr) apenas armazenam em diretórios localmente ou
posso armazenar em um banco de dados?

2 - Nem todas as ferramentas que vou utilizar possuem plugin para svn ou
bzr. Então é viável utilizar o controle de versão paralelo a ferramenta de
desenvolvimento?
Ou ainda, fica viável utilizar o controle de versão das duas formas
(integrado a ferramenta e paralelo a ferramenta) ao mesmo tempo?

Agradeço a atenção,
um abraço.

John.