Linux-libre + Debian

André Silva andre.paulista at adinet.com.uy
Thu Apr 5 04:58:11 UTC 2012

Em 05-04-2012 00:22, John DeRose escreveu:
> Olá,
>
> Tenho utilizado dual boot com Debian e Trisquel na intenção de migrar
> para uma
> free-distro.
> Mas tenho uma dúvida a respeito dessa migração. Seria possível
> simplesmente
> utilizar Debian com kernel linux-libre? Se sim, como posso obter essa
> solução?
>
> Abraço a todos.
> John

Pelo que me lembro você pode usar um kernel livre de linux do Debian,
mas isso não significa que esteja usando uma distribuição totalmente
livre só pelo fato de trocar o kernel, exemplo: o iceweasel e icedove
retiraram logos que infringiam os princípios de liberdade, mas não
eliminaram a parte de escolher addons que indicam e recomendam
complementos privativos. Na nossa distribuição (Parabola), nossa
comunidade incluiu o iceweasel-livre que retirou o link onde indicam
addons privativos, e colocamos este
https://www.gnu.org/software/gnuzilla/addons.html
Além disso eu e meu irmão estamos incorporando icedove-libre na nossa
distro que seria o icedove de debian, mas sem recomendações de addons
privativos.

Existe uma documentação que explica como um sistema operacional deve de
ser livre, aqui passo um link que pode ajudar muito (esta em
castelhano):
https://www.gnu.org/distros/free-system-distribution-guidelines.es.html

Um abraço:

André Silva