[Legales] [Ada Lemos] projeto de lei sobre licenciamento livre no Brasil

Federico Heinz fheinz en fsfla.org
Lun Oct 9 13:55:50 UTC 2006

On Sun, 2006-10-08 at 16:02 -0300, Alexandre Oliva wrote:
> Talvez seja assim na Argentina.  No Brasil, publicações dizem, por
> exemplo, 2ª Edição, 5ª Impressão [da 2ª edição].

Es cierto... pero en ese caso, lo más probable es que se refiera a
"reimpresión". No me parece que tenga sentido exigir que se actualicen
los textos para seguir bajo derecho de autor...

> Não vejo como dizer que o Windows 3.11 deveria já estar disponível com
> licenciamento livre sem também dizer que o fato de uma gravação
> musical não estar mais disponível comercialmente por 10 anos devesse
> autorizar a criação de obras derivadas da mesma composição musical, ou
> que uma nova edição de um livro comercializada por 10 anos autoriza a
> criação de obras derivadas de uma edição anterior.

Este es el problema de todos estos intentos de "parchar" el sistema de
derecho de autor sin repensarlo desde cero de nuevo. El sistema actual
es malo, pero al menos es consistente. Introducirle modificacions ad-hoc
por lo general rompen esa consistencia.

Por supuesto, si vamos a esperar a que de una vez se produzca una
revisión fundamental del régimen de copyright, vamos a envejecer
esperándolo. :-(

	Fede