[Educacao] Alguém conhece algum curso básico de informática focado em software livre?

Adfeno Huvlov adfenohuvlov en riseup.net
Sab Ago 16 12:14:29 UTC 2014

2014-08-15 18:26:34, George Mendonça:
> Perdão por ser um tanto leigo a este nível tão profundo no
conceito de
> distribuições livres, mas gostaria muito de entender as
colocações sobre
> linux "não livres" apontados pelo nosso caro amigo Adfeno.
>
> Obrigado.
> * George Mendonça - "Todo conceito é compreendido quando
amado."*
<http://twitter.com/george_mendonca>
>  - Facebook <http://www.facebook.com/georgemendoncas>

Olá a todos,

Pois bem, todo o processo histórico envolve três participantes
especiais, o projeto GNU, o projeto Linux, e o projeto Linux-
libre. No decorrer desta mensagem tentarei descrever os fatos de
forma mais simples o possível. Os apoiadores mais enraizados do
movimento do software livre, sintam-se à vontade para me
corrigir.

Esta definição de software e sistemas operacionais livres não é
algo novo, mas sim de 1983 e 1985. Na primeira data, a Definição
de Software Livre foi criada, em conjunto com o projeto GNU, na
segunda data, a Free Software Foundation foi criada.

O projeto GNU estava quase pronto, tudo que era necessário era
um núcleo, um kernel, é aqui que o Linux, um kernel criado por
Linus Torvalds em 1991, se encaixa.

Adendo: É por isso que a maioria das distribuições "Linux" devem
ser chamadas de distribuições "GNU+Linux" ou "GNU/Linux". Fim do
adendo.

Porém, em 1996, o kernel Linux começou a incluir software não
livre no mesmo, é por isso que a Free Software Latin America
iniciou o projeto Linux-libre[1], que destina fazer um kernel
livre baseado no Linux, e também acompanhar suas versões.

Tudo se tornou uma desordem em 1998, quando a Open Source
Initiative foi criada[2].

A principal diferença entre o movimento do software livre e o
movimento do software de código aberto é que:

* O movimento do software livre aceita software que está sob uma
licença de software livre[3] e dá aos usuários as quatro
liberdades essenciais: isso quer dizer, a liberdade de usar,
testudar (pelo uso do código-fonte do software, e o código-fonte
de suas dependências), redistribuir (pela venda,
compartilhamento ou ato de dar), e adaptar (pelo uso do código-
fonte do software, e o código-fonte de suas dependências).

* O movimento do software de código aberto aceita software que,
talvez, esteja sob uma licença de software livre, porém ele
aceita dependências não livres.

Assim como eu, outros brasileiros apoiadores do movimento do
software livre perceberam os problemas que o movimento do
software de código aberto vem causando ao seu antecessor. Não
tive a oportunidade de perguntar a cada um deles coisas simples
como "Linux ou Linux-libre?", mas acredito que eles estejam de
fato ao lado da FSF (e suas organizações-irmãs, como a FSFLA), e
do projeto GNU, mas de qualquer forma, entre os que conheço,
posso citar Aracele Torres[4] e AnaHuac de Paula Gil[5], além de
muitos outros que esqueci não intencionalmente.

Adendo: 75% deste e-mail foi baseado em outra explicação que dei
na rede social decentralizada e federada Diaspora[6]. Fim do
adendo.

Atenciosamente, ADFENO.
Tenham um bom dia.

[1] https://en.wikipedia.org/wiki/Linux-libre#History
[2] https://en.wikipedia.org/wiki/Open_Source_Initiative
[3] https://gnu.org/licenses/license-list.en.html
[4] http://hemingway.softwarelivre.org/fisl15/high/41b/sala41b-
high-201405091403.ogv
[5] http://www.anahuac.eu/
[6]
https://diasporabr.com.br/posts/222840#ae9d2ce0fd440131c1b2005056ba0f6c

--
Assinatura automática – português brasileiro:
– Blogue: http://adfeno.wordpress.com/

Automatic signature – North American English:
– Blog: http://adfeno.wordpress.com/
– Please do not send me Microsoft Office or Apple iWork
documents. Instead, send OpenDocument documents!
http://fsf.org/campaigns/opendocument/
– If I don't wish you a nice day in my emails, my posts, or my
comments; this means that these were sent by third parties.