[FSFLA] Robert Steele: Details on NSA Backdoor in INTEL Chips

Adonay Felipe Nogueira adfeno en openmailbox.org
Sab Abr 1 05:06:42 UTC 2017

Talvez produtos como Libre Tea Computer Card (LTCC, para encurtar)
possam ajudar a tirar a sociedade dessa dependência.

O LTCC é um (dos vários) produtos que segue o padrão EOMA68.

Notem que estou falando de um *produto específico* (por isso, lembrem do
nome exato), que é o único dos "Computer Card" que está buscando
certificação Respects Your Freedom (RYF) da FSF. A página onde o LTCC
pode ser pré-(ordenado/comprado) pode ser vista em
[[https://www.crowdsupply.com/eoma68/micro-desktop]]. A prova de que
LTCC está tentando ser certificado com RYF está na referência anterior e
também no fato de que a versão 7 (última) do Ethical Tech Giving Guide
da FSF mostra o LTCC como possível alternativa, visto em
[[https://www.fsf.org/givingguide/v7/]].

Logicamente, não podemos ser grossos com a sociedade, e simplesmente
dizer "Não vamos instalar /software/ livre no teu computador pois não
adiantará nada, compre um LTCC primeiro", dizer isso seria ignorar as
pessoas que não têm condições. O mesmo argumento vale para qualquer
produto certificado como RYF, apesar de que não se pode destacar a
possibilidade de substituir partes não amigáveis ao /software/ livre por
partes amigáveis (como é geralmente com placas WiFi, que geralmente são
substituidas por dongles USB WiFi que estão na primeira referência que
fiz).

--
- [[https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno]]
- Palestrante e consultor sobre /software/ livre (não confundir com