[FSFLA] Kernel Linux-Libre no Debian Jessie

Eder L. Marques eder en edermarques.net
Vie Ago 7 21:39:40 UTC 2015

On 03-08-2015 12:20, Albino B Neto wrote:

> O repositório "Contrib" também [0], pois dele depende de pacotes não livre.
>
> 0 - https://www.debian.org/doc/debian-policy/ch-archive.html

Pessoal,

Vez por outra essa thread surge em algum lugar, e infelizmente sempre
acompanhada de muita desinformação...

O repositório contrib _pode_ conter sw que depende de código não livre,
mas esse não é o principal erro nessa thread.

Existem questões técnicas, políticas e filosóficas a serem resolvidas,
mas acima de tudo precisamos de boa vontade e disposição para aprimorar
o que é necessário, e não simplesmente propagar desinformação.

Não podemos simplesmente dizer para um usuário que a única opção dele é
utilizar software obsoleto e fazer recomendações de SOs que sequer
utilizamos...

Existe há algum tempo um time que tenta eliminar/diminuir as
divergências entre FSF e Debian.

Na debconf desse ano John Sullivan (Diretor executivo da FSF e que é
Debian Developer) apresentará um pouco do progresso dessa iniciativa [1].

As ideias dele, em vez de dividir, visam somar o que as duas
organizações tem para oferecer em prol do software livre.

Que tal fazermos o mesmo? ;)

Vamos em frente, que ainda há muito trabalho a ser feito.

1-
https://summit.debconf.org/debconf15/meeting/310/debian-and-the-fsf-ending-disagreements-by-solving-problems-at-the-source/

Abraços,

--