[FSFLA] Libreboot x60 e Yeeloong

Alexandre Oliva lxoliva en fsfla.org
Vie Dic 26 20:49:37 UTC 2014

On Sep 12, 2014, Felipe Sanches <juca at members.fsf.org> wrote:

> Seria bacana formar um grupo de estudos de desenvolvimento do coreboot/libreboot
> Se quiser, podemos nos encontrar no Garoa Hacker Clube, em São Paulo,
> pra fazer uns experimentos ou até mesmo um mini-hackathon pra tentar
> adaptar o coreboot para os modelos de laptops que nós já temos.

Já faz tempo que vocês escreveram isso, mas se ainda estiver de pé, eu
posso ter interesse.  Acabo de comprar um x60 e um x200, ambos usados; o
primeiro dá pra fazer upgrade da BIOS pra libreboot só em software, mas
o segundo parece que precisa de ferramentas de leitura e gravação de
eeprom para fazer a primeira instalação de libreboot (não tenho certeza
absoluta; o anúncio do libreboot pra x200 parece que sai na virada do
ano, mas a documentação do coreboot não sugere alternativas), e tenho
dúvida se vale a pena eu comprar um negócio desses pra fazer a
instalação uma vez só.

Hacker clubs que tivessem os equipamentos adequados poderiam até fazer
disso uma fonte de renda.  Não sei quanta gente faz questão de máquinas
rodando com BIOS livres, mas conheço gente que não faz questão mas que
se mostrou bastante insatisfeita com a proibição imposta pela BIOS de
substituir cartões de rede sem fio e afins.

Há vários anúncios de x60 em sites de revenda de usados.  O meu ainda
não chegou, então não estou inteiramente à vontade para recomendar, mas
o x200 que comprei veio em ótimas condições, e até com uma inesperada
plaquina de wifi compatível com software 100% livre (ath5k)!  Posso até
recomendar o vendedor, mas não sei se ele tem outros em estoque.

Os yeeloongs mais novos vêm com placas de vídeo da ATI/AMD, então não
vão funcionar 100% com Software Livre.  Você perde no mínimo a
aceleração 3D.  Tá certo que nos yeeloongs mais antigos mal tem
aceleração 2D, mas enfim ;-)

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer