[FSFLA] Pagina web libre

Ana Maria Albuquerque anamalbuquerque72 en gmail.com
Vie Ene 3 17:33:47 UTC 2014

Olá a todos,

Estou tentando iniciar um trabalho de psicologia junto a famílias
brasileiras para auxilia-las a ensinarem aos filhos a usarem de forma
segura e saudável as tecnologias digitais. A maioria dos jovens usam as
tecnologias de forma saudável, mas uma pequena porcentagem as utiliza de
forma patológica e compulsiva. Meu trabalho é ensinar os pais a
distinguirem os sinais do uso saudável para o uso patológico, pois muitas
vezes o limiar e tênue.

Venho estudando sobre o uso compulsivo de dispositivos móveis por jovens e
tentando criar uma metodologia de tratamento psicológico para tal
fiinalidade. Lendo literatura especializada sobre uso compulsivo descobri
que existem alguns sofwares que auxiliam no tratamento no processo de
desintoxicação das tecnologias, ao desenvolve softwares que são programados
para que alguns dispositivos móveis se desliguem a partir de um determinado
horário, ou um dia ou mais dias.

Acredito que estas tecnologias são úteis para o estabelecimento de regras
no uso das tecnologias por jovens e seus familiares junto com um
acompanhamento psicológico. Contudo, como psicóloga de vida digital e
ativista de software livre gostaria de poder indicar tecnologias livres
para desenvolver este tratamento, mas somente encontrei dicas de
tecnologias proprietárias para tratamentos para detox que auxiliem num uso
mais moderado da internet e principalmente dos dispositivos móveis. Se
alguém tiver uma dica de software livre para auxiliar no tratamento de uso
compulsivo de tecnologias e me puder me dar esta dica, eu agradeço.

Abraços,
Ana Maria.

Hi everyone,

I am trying to start a psychology treatment with brazilian families for
healthy and safe use of technology. I know that the majority of young
people has a natural and healthy way of using of technologies, but a small
percentage are using techonology compulsively. My work as a psychologist is
try to help parents to distinguish the signs of healthy use of technology
from patological use.

I have being studying the compulsive use of mobile technologies by young
people and I know that there are some softwares created to help in the
process of detox in the use of technology and mobile devices. I think this
technology are usefull to stabilish new rules in the use of technology with
those families, but as a activist of Free Software I just found tips of
proprietary software for treatment of compulsive use of technology.  If
someone knows a Free Software tthat help for treatment in the process of
detox of compulsive use of techology and  indicate me  I will apreciate
this help.

Best regards,
Ana Maria.