[FSFLA] Chamado: oficina Antivigilância, dias 16-17 de setembro, Rio de Janeiro

Lucas Teixeira lucas en lucasteixeira.com
Sab Sep 7 03:11:43 UTC 2013

TL;DR: gostaria de falar na oficina antivigilância?

Olá,

O Instituto de Tecnologia e Sociedade, dirigido pelo Ronaldo Lemos [1],
está promovendo uma oficina de tecnologias antivigilância.

O público-alvo são jornalistas, ativistas e techs.

http://antivigilancia.tk/

Eu estou guiando a parte técnica -- montando a programação e as
ferramentas ensinadas.

Além da oficina técnica em si, vai haver conversas sobre os lados
político e legal da vigilância estatal aqui no Brasil.

Temos espaço e tempo um pouco limitados, então estamos focando em
convidar 15-20 pessoas com perfil multiplicador.

Chegamos à conclusão que nesse espaço de tempo é melhor conversar sobre
a mentalidade de segurança e a necessidade de acompanhar notícias e ler
sobre isso do que em ensinar muitas ferramentas.

Ainda assim, vamos passar algumas ferramentas-chave que são
relativamente fáceis de entender e usar: PGP, OTR, HTTPS (SSL/TLS em
geral, na verdade), Tor.

Outra ideia é fazer demonstrações de ataques pra ilustrar melhor como as
coisas acontecem -- sniffar tráfego desencriptado, mostrar os dados
guardados por um SaaS / webmail, etc.

O que acham? Estamos instalando uma lista de e-mails e uma wiki pra
organizar o material -- em breve, dou notícias disso.

Muitas ideias surgem, mas por enquanto *sou o único tech que confirmou
presença*.

*Procuramos pessoas que queiram falar sobre essas -- e outras --
ferramentas, ajudar a ilustrar os ataques, ou dar qualquer outro tipo de
ajuda técnica.*

Interessados, por favor mandem um e-mail pra mim ou pra
Joana <joana em varonferraz.com>.

Valeu!

[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Ronaldo_Lemos

--
http://lucasteixeira.com
pubkey fingerprint: AEAC 135F 99D7 CD1D F358 31F8 2558 62AA 52B7 D4BE