patentes e software livre

hax0r3x hax0r hax0r3x en gmail.com
Mar Ago 31 19:43:41 UTC 2010

Olá,

Estou criando um produto de automação industrial e tenho investido nisso...
Então chegará a hora de eu lançar esse produto no mercado visando retorno
financeiro, pois se não cobrir o que tenho investido, simplesmente vou ter
que abandonar esse projeto.

Como adepto do software livre eu não vejo benefícios em patentear meu
produto, mas preciso garantir que eu ganhe por isso e não posso correr o
risco de alguem simplesmente plagiar meu projeto e criar uma patente.
Isso impossibilitaria de eu continuar com o projeto dentro da ética do
software livre...

Então gostaria de saber se é possível eu lançar meu produto, livre de
patentes, e de alguma forma garantir que ninguem se aproprie do projeto e o
patenteie?

Att.
John