El firmware debe ser considerado hardware y no software

Felipe Sanches juca en members.fsf.org
Lun Abr 12 23:01:14 UTC 2010

2010/4/12 hector rey <hectorerey en yahoo.com>:
> Por mas que el firmware sea libre, no servirá de nada si no es libre el resto del hardware, no vas a poder modificar nada realmente importante si no conoces que es lo que realiza en el hardware,

Isso não é verdade! Basta ser um programador curioso ou criativo para
criar coisas novas de forma incremental a partir de um dado código
fonte.

Há também a possibilidade de se implementar outras coisas que não o
propósito original do hardware em questão. Em alguns casos, é possível
(dentro de algumas restrições, obviamente) encarar o dispositivo como
um computador de propósito geral - apesar dos recursos limitados.

La diferencia entre el firmware y todo el resto del software (ya lo
explique en el primer mail), es que el firmware utiliza directamente
el hardware, por lo tanto, la única forma de entender lo que hace es
teniendo todos los circuitos del mismo

Não! Não! Não!
Outra forma de entender o funcionamento de um firmware livre é lendo o
seu código fonte !!!
Pode ser um pouco difícil de entender um código fonte sem ter acesso a
uma especificação, mas é mil vezes melhor que tentar entender um blob!

> Por otro lado es necesario tomar ciertos recaudos adicionales, ya que una mala operación con el firmware puede volver al hardware inutilizable.

Isso me parece um enorme FUD!
Se for possível  -- por exemplo -- queimar um dispositivo por meio do
uso de uma determinada operação implementada em firmware, então
pode-se dizer que isto é um bug de hardware.

> Tambien, como explique antes la mayor parte del hardware tiene firmware, me parece mal discriminar a los que dan la posibilidad de actualizarlo.

Eu concordo com essa parte. Acho que a falta de código fonte é um
problemas independentemente de o firmware ser carregável ou não. Nesse
ponto a FSF é menos radical do que eu gostaria que fosse.