Re: firmwares proprietários e estágio atual do "Free Hardware"

Pedro Lamarão pedro.lamarao en gmail.com
Jue Jul 2 13:17:57 UTC 2009

2009/7/2 Felipe Sanches <felipe.sanches en gmail.com>:

> Teríamos que pesquisar as placas de FPGA atualmente existentes e imagino que
> o mais provável seria projetarmos nossa própria placa, pois assim poderíamos
> publicar todo o esquemático sob uma licença livre. Apenas como referência,
> alguns exemplos de projetos que já divulgaram esquemáticos de eletrônica sob
> licenças livres são: x0xb0x, arduino e (f)uzebox. Precisaríamos fazer o
> mesmo para um projeto de placa-mãe contendo um chip de FPGA.

Nas lendas mágicas da Europa, é comum o tema do aprendiz de mago
fabricando sua varinha mágica. Cortar o galho de árvore deve ser algo
que ele faz sem qualquer ajuda: ele deve ir pessoalmente cortá-lo, com
suas próprias mãos, limpá-lo com uma faca que ele mesmo fez etc.

É claro que isso é totalmente impossível, e parece ser este o ponto
das lendas: a faca que você usou é composta de um cabo e madeira e uma
lâmina de ferro, mas quem cortou essa madeira e forjou essa lâmina?
Quem forjou essa lâmina usou fornalha, martelo e bigorna; quem fez
essas coisas?

A questão que eu apresento aqui é a seguinte.

Estender ad infinitum a proposta do livre, como em software livre, é
no mínimo inviável. Fazer hardware livre com FPGA, mas o FPGA não é
livre. Fazer um FPGA livre, mas os circuitos integrados componentes
não são livres. Fazer circuitos integrados livres, mas a fundição de
silício não é livre.

Não quero ser mal compreendido: as iniciativas de hardware livre são
sensacionais e permitem a todos nós, mais ou menos leigos, aprender e
talvez se interessar em produzir suas próprias placas.

Porém, a economia do hardware é diferente da economia do software.
Copiar software livre é barato e isso nos permite propagá-lo por toda
parte; a fabricação em massa de CPUs é tudo menos barata. Assim sendo,
o escopo de um projeto de hardware livre deve ser bem restrito. A
única proposta viável é a da plataforma mista.

--
 Pedro Lamarão

  http://sites.google.com/site/pedrolamarao/

 "The True Self is the meaning of the True Will:
   know thyself through Thy Way."
                                        -- The Book of Thoth