Discusion Digest, Vol 16, Issue 11

Guilherme Mota guimota at gmail.com
Thu Nov 9 13:36:13 UTC 2006

> la
> una
> no

> por
> Lo que decis es muy cierto y es una de las cosas que pence cuando decia
> que no
> se pueden trabajar con Grupos desde la FSFLA, si con personas.  hoy po hoy
>
> los grupos están formados con personas que tienen diferentes ideas sobre
> el
> software libre. Algunos son más Open Source y otros más Free Software. Los
> hay que ven y usan ambas cosas.
> [...]

(Se alguém puder traduzir para o Espanhol agradeço muito)

Prezado  Gustavo Boksar e Sebastian Criado,

Acompanho e divulgo com muito gosto a filosofia do software livre. Sou um
militante organizado e que busca resolver os  problemas estruturais da
sociedade. Acredito que a raiz do problema seja o modo de produção
capitalista e que dái se derivam os demais problemas estruturais, dois deles
são muito presentes na América Latina: a exploração de muitos indivíduos e a
acumulação por poucos indivíduos da riqueza produzida pelos explorados.

Neste sentido, compartilho das idéias apresentadas por Ariel Fazio em seu
livro sobre a filosofia política do trabalho imaterial
"http://www.arielvercelli.org/blog/documentos/eticpdlfp.pdf
". Por isto, te digo que somente a licença GNU/GPL atende à liberdade, cria
um real sentido de comunidade e nos dá (desenvolvedores e usuários de
software) automomia e emancipação (utilizando a conceituação Marxista).

As demais licenças CC / BSD e etc não podem nos dar isto na mesma medida.
Mas o que é central? O central está na abertura do código, nas quatro
liberdades associadas à clausula que torna todo código que use GPL (seja uma
única rotina) automaticamente GPL. Assim, tudo que for produzido com base em
algo livre para sempre será livre. Isto, se formos bem sucedidos na luta
contra as patentes de software, pode garantir nossa liberdade "eternamente".

Penso tembém, que as licenças CC e BSD podem ter sido concebidas com a
intenção de confundir, deturpar e reduzir a força do movimento do software
livre.

Entendo, reconheço, e admiro sua preocupação em trazer mais gente para o
movimento do software livre. Também reconheço que a abertura do código por
si só traz vantagens, mas só se torna libertadora se ninguém mais, por mais
poderoso que seja, puder fechar. Por isto, considero muito importante
convencer as pessoas entusiasmadas com a abertura do código das vantagens e
superioridade do software livre GNU GPL.

Trabalho num projeto que desenvolve uma estação fotogramétrica digital
educacional livre (www.efoto.eng.uerj.br) GNU GPL, para nós não faz o menor
sentido utilizar outra licença.

Apesar disto, não sou totalmente radical como eu gostaria, utilizo alguns
softwares que não são GPL, mas tudo que produzo é GPL.

Saludos de Brasil,
--
Guilherme Lucio Abelha Mota, Dr.           Guilherme Lucio Abelha Mota, D.Sc.
Professor Visitante                                   Visiting Professor