FSFLA-discusion Digest, Vol 12, Issue 4

Glauber de Oliveira Costa glommer at gmail.com
Wed Jul 5 18:47:21 CEST 2006

Guilherme e demais membros da lista,

Fui eu quem fiz a pergunta ao Stallman sobre a licença CC. Então, me lembro bem
da resposta :-) Basicamente, o que ele disse foi que é impossível
falar de Creative Commons como uma coisa homogênea. Dentro da bandeira
"Creative Commons", estão colocadas diversas formas de licenciamento
que podem ou não defender em seus textos os princípios de liberdade.
Como a propaganda da CC fala em uma coisa homogênea, fica difícil
dizer "eu apoio somente essas duas ou três formas de licenciamento
CC".
Apesar de concordar com o Stallman, acho que esse é o mesmo problema
de se falar em "Software Livre", e virem à mente uma série de
licensas, dentre elas a GPL, algumas mais abertas outras nem tanto, e
não temos muito como fugir desse fenômeno em si. Enquanto houver
linguagem haverá confusão semântica ;-)
Portanto, creio que o melhor a fazer é certificar-se que a licença
escolhida, indepentemente da nomenclatura, respeita as liberdades que
se quer assegurar.

Abraços
--
"Free as in Freedom"