Achei a opção do mailman :)

Andre Caldas andre at ba-z.co.jp
Tue Aug 9 02:39:21 CEST 2005

Ola, Fernanda!

Existem pessoas que acreditam que tudo deva ser automático, e que o
computador deve tentar adivinhar o que o usuário está pensando.

Existem pessoas que acreditam que já que o computador não é tão bom
assim em advinhar o que pensamos, a decisão 'default' deve ser a mais
segura possível (neste caso, que nao exponha a privacidade do usuário).

Já que existe divergência, me parece que o mais interessante é deixar
que a decisão seja do usuário - através do cliente de e-mail. Por
exemplo, me parece que:

* KMail (do KDE) tenta adivinhar e decidir pelo usuário. Acho que
basta 'responder' o e-mail. No caso de 'lista de e-mail', a resposta
vai pra lista.

* Tem um programa, cujo nome não me lembro, que tem uma opção
'reply-to-list'. O usuário escolhe!

* O Thunderbird não tem um 'reply-to-list', por isso usuários do
thunderbird que _querem_ responder pra lista, em geral usam
'reply-to-all'. (Esse foi o comentário da Beatriz)

> A lista foi criada há 8 dias. O que significa muito tempo?

A muito tempo significa que outras listas de e-mail já discutiram o
assunto. É uma perda de tempo rediscutir tudo de novo (desculpe por
iniciar esse assunto).

A muito tempo significa, como já apontou (Alexandre Oliva), de acordo
com o histórico:
http://www.unicom.com/pw/reply-to-harmful.html
http://marc.merlins.org/netrants/listreplyto.html

Não sou contra nenhuma das duas alternativas (apesar de ter minha
preferencia). Acho que a lista deve ter sua própria 'guide line'.
Então, ao invés de modificar o funcionamento da lista a cada
reclamação, basta explicar a todos o porquê dela funcionar de tal
maneira. Em geral, pede-se também para que as pessoas nao discutam tal
tópico na lista.

> Se você ler o histórico, verá a solicitação. O que eu fiz foi atendê-la.

Eu vi e-mails de alguem que sugeriu a mudança e de outra pessoa que
sugeriu o contrário.

Mais importante, o que existe é um e-mail da Beatriz que diz como
funciona a lista e como devem ser respondidos os e-mails.

Andre Caldas.