Linux-libre completa 15 anos!

info en fsfla.org info en fsfla.org
Sab Feb 25 22:15:02 UTC 2023

# Linux-libre completa 15 anos!

Era fevereiro de 2008 quando Jeff Moe anunciou Linux-libre, um projeto
para compartilhar os esforços que distros que respeitam liberdades
precisavam incorrer para remover as porções não-livres distribuídas
como parte do núcleo Linux.
<https://web.archive.org/web/1/lists.autistici.org/message/20080221.002845.467ba592.en.html>

> "Por quinze anos, o projeto Linux-libre tem se dedicado a oferecer
> um núcleo que respeita a liberdade de todos e se tornou uma parte
> essencial do movimento software livre.  Linux-libre é largamente
> usado por aqueles que valorizam sua liberdade de usar, estudar,
> modificar e compartilhar software sem restrições ou limitações.
> Essas liberdades são essenciais para criar uma sociedade justa."
> -- Jason Self

Desde cerca de 1996, Linux tem trazido firmware sem fontes codificado
como sequências de números disfarçadas de código fonte.  UTUTO e
gNewSense foram pioneiras nos esforços de removê-las.  Limpar o Linux
é uma quantidade substancial de trabalho, então a existência do
Linux-libre tem aliviado uma das maiores dificuldades em manter
distros GNU+Linux que cumprem as Diretivas GNU para Distribuições de
Software Livre (GNU Free Software Distribution Guidelines).  As
distribuições compiladas do núcleo Linux mantidas por Jason Self,
Freesh (.deb), libeRTy (.deb de baixa latência) e RPMFreedom (.rpm),
facilitam que usuários de outras distros GNU+Linux dêem um passo em
direção à liberdade quando seu hardware não é demasiado hostil ao
usuário.

> "Graças ao Linux-libre, temos distros GNU+Linux inteiramente livres.
> Graças ao Linux-libre, pessoas como eu que não somos hackers do
> núcleo podemos instalar uma dessas distros e ter um computador que
> nunca rode um programa não-livre na CPU.  (Desde que também usemos
> LibreJs para rejeitar programas Javascript não-livres que sítios web
> nos mandem.)"
> -- Richard Stallman

Firmwares mais antigos no Linux rodavam dispositivos periféricos, mas
alguns dos blobs carregados pelo Linux hoje em dia reconfiguram as
unidades centrais de processamento e outros contêm um sistema
operacional completo para as CPUs dos periféricos, incluindo uma cópia
do próprio núcleo Linux e vários outros programas privativos de
liberdade!

Após anos de nossas denúncias dos riscos social, técnico e legal do
mau comportamento do Linux, a maior parte dos blobs foi movida a
arquivos separados, ainda parte do núcleo Linux, e depois para pacotes
separados, o que mitiga alguns dos riscos legais, mas o problema
continua crescendo: mais e mais dispositivos dependem de firmware
não-livre e portanto permanecem sob controle exclusivo e privativo de
seus fornecedores.

# Desafio

Por 27 anos, as versões não-livres do Linux têm mostrado que tolerar
blobs e facilitar que usuários os instalem e aceitem torna os usuários
progressivamente dependentes de dispositivos exigentes de blobs e
hostis ao usuário para sua computação.  Recusar-se a dar aos
fornecedores desses dispositivos o que querem, isto é, seu dinheiro e
controle sobre sua computação, tem mais chances de êxito em mudar suas
práticas se mais usuários se recusarem.

Se você é do tipo de apoiador de liberdade de software que exige
respeito por sua liberdade, continue aproveitando a recompensa
imediata que GNU Linux-libre lhe proporciona, e apoiando (ou sendo!)
quem recupera computadores antigos e constrói novos para respeitar
nossa autonomia.

Porém, se você for do tipo para quem computadores de última geração
são difíceis de resistir, ainda que você preferisse que eles fossem
mais respeitosos à sua liberdade, pode considerar um desafio de
recompensa diferida: se você e seus amigos resistirem a computadores
hostis agora, poderão tê-los mais respeitosos mais tarde, para si
mesmos e para todos nós; se não o fizerem, a próxima geração
provavelmente será ainda mais hostil.  Aceita o desafio?
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Recompensa_diferida>

# Presente e Futuro

Versões do GNU Linux-libre são atualmente preparadas com scripts que
automatizam a limpeza e parte da verificação.  Para cada versão
upstream, maior ou estável, rodamos os scripts, atualizando-os
conforme a necessidade, e os publicamos, com registros de limpeza e
fontes limpos, num repositório git.  Cada versão dos fontes é um tag
independente, isto é, não há ramos para os fontes limpos.  Isso serve
para que possamos rapidamente retirar versões caso se encontrem bugs
de liberdade.

Temos planos de mudar o processo de limpeza e a estrutura do
repositório no futuro: estamos (lentamente) nos preparando para passar
a um repositório git reescrito, no qual, para cada commit nos
repositórios Linux upstream principal e estável, haverá um commit
limpo correspondente no nosso.  Pedaços indesejáveis serão limpos no
commit correspondente àquele do upstream que os tenha introduzido ou
modificado, e outras modificações serão instaladas e integradas
inalteradas, espelhando o grafo de commits upstream, com
correspondências "git replace" para commits individuais e, talvez,
também para arquivos limpos.

Espera-se que isso nos possibilite acompanhar o desenvolvimento
upstream bem de perto, publicar versões estáveis e maiores quase
instantaneamente e com frequência automaticamente, bem como
possibilitar que desenvolvedores do Linux clonem nosso repositório
libertado ao invés do nosso upstream para escrever e testar suas
modificações.  As mesmas técnicas usadas para criar nosso repositório
limpo poderão ser usadas para corrigir bugs de liberdade nele.

# Artes gráficas

Jason Self tem feito vários desenhos lindos de sua versão do Freedo,
nosso mascote, um pinguim azul-claro, e os temos usado em nossas
versões recentes.

Marcando o início da semana em que celebramos 15 anos do Linux-libre,
tivemos o prazer de publicar uma nova versão maior, 6.2-gnu, codinome
"la quinceañera", com um desenho do Freedo em traje de gala para a
ocasião.
<https://www.fsfla.org/pipermail/linux-libre/2023-February/003502.html>

E tem mais!  Ele também fez um fundo de tela comemorativo em
preto-e-branco com o Freedo clássico, também em traje de gala para a
ocasião.  Dê uma olhada, e fique à vontade para ajustar as cores a seu
gosto!
<https://linux-libre.fsfla.org/#news>

Ele também modelou um Freedo em 3D no Blender, e procuramos alguém que
possa imprimi-lo em 3D e fazê-lo chegar ao escritório da FSF a tempo
da conferência LibrePlanet.  Estão dizendo que Richard Stallman vai
leiloá-lo para levantar fundos para a FSF!  Você pode ajudar?
<https://libreplanet.org/2023/>

----

# Sobre o Linux-libre

Linux-libre é um pacote GNU mantido por Alexandre Oliva, em nome da
FSFLA, e por Jason Self.  Publica versões limpas de Linux, adequadas
para uso em distribuições que cumpram as Diretivas para Distribuições
de Software Livre publicadas pelo projeto GNU, e por usuários que
queiram rodar versões Livres do Linux em seus sistemas GNU.  O projeto
oferece scripts para limpar, fontes Livres, binários para algumas
distribuições de GNU+Linux, e artes gráficas com GNU e a mascote do
Linux-libre: Freedo, o pinguim azul claro, limpo, Livre e amigável ao
usuário.  Visita nosso sítio web e Sê Livre!
<http://linux-libre.fsfla.org/>
<http://www.gnu.org/distros/>

# Sobre o Sistema Operacional GNU e Linux

Richard Stallman anunciou em setembro de 1983 o plano de desenvolver
como Software Livre o GNU, um sistema operacional similar ao Unix.
GNU é o único sistema operacional desenvolvido especificamente por
causa da liberdade dos usuários.
<http://www.gnu.org/>
<http://www.gnu.org/gnu/the-gnu-project.html>

Em 1992, os componentes essenciais do GNU estavam prontos, exceto um,
o núcleo.  Quando em 1992 o núcleo Linux foi relicenciado sob a GNU
GPL, tornando-o Software Livre, a combinação de GNU com Linux formou
um sistema operacional completamente Livre, o que tornou possível pela
primeira vez usar um PC sem Software não-Livre.  Essa combinação é o
sistema GNU/Linux.
<http://www.gnu.org/gnu/gnu-linux-faq.html>

# Sobre a FSFLA

A Fundação Software Livre América Latina se uniu em 2005 à rede
internacional de FSFs, anteriormente formada pelas Free Software
Foundations dos Estados Unidos, da Europa e da Índia.  Essas
organizações irmãs atuam em suas respectivas áreas geográficas no
sentido de promover os mesmos ideais de Software Livre e defender as
mesmas Liberdades para usuários e desenvolvedores de software,
trabalhando localmente mas cooperando globalmente.
<http://www.fsfla.org/>

----

Copyright 2023 FSFLA

Permite-se distribuição, publicação e cópia literal da íntegra deste
documento, em qualquer meio, em todo o mundo, sem pagamento de
royalties, desde que sejam preservadas a nota de copyright, a URL
oficial do documento e esta nota de permissão.

Permite-se também distribuição, publicação e cópia literal de seções
individuais deste documento, em qualquer meio, em todo o mundo, sem
pagamento de royalties, desde que sejam preservadas a nota de
copyright e a nota de permissão acima, e que a URL oficial do
documento seja preservada ou substituída pela URL oficial da seção
individual.

<http://www.fsfla.org/anuncio/2023-02-Linux-libre-15>