[Anti-drm] boceto de gráfica

Alexandre Oliva lxoliva en fsfla.org
Jue Jul 13 17:41:50 UTC 2006

On Jul 13, 2006, "Santiago Roza" <santiago.roza en thymbra.com> wrote:

> no me gusta como idea; como diseño me parece excelente.  pero aludir a
> un tema religioso solo nos puede traer problemas, tanto desde los
> religiosos que van a interpretar que les estamos faltando el respeto,
> como desde los no-religiosos que van a interpretar que queremos darle
> un tinte religioso a la cosa.

De pleno acordo.  O desenho é ótimo, mas a imagem não comunica o que
queremos.

A coroa de espinhos colocada sobre o objeto que representa DRM
transmite-me o sentimento contrário ao que pretendemos.  Pela imagem,
parece que o DRM é a vítima injustiçada no momento, mas que
prevalecerá no futuro quando se fizer a justiça e seu valor for
reconhecido.  Tenho certeza de que não é bem isso que queremos.

Uma imagem mais apropriada seria de alguma forma apresentar o usuário
como vítima que prevalecerá apesar da agressão do DRM.  Mesmo assim, a
idéia da coroa de espinhos não se encaixa, pois não devemos ter de
passar pela ameaça do DRM para ter nossos pecados expurgados,
estaremos em melhor posição se conseguirmos evitá-los completamente.

Uma idéia melhor talvez fossem algemas que prendessem as mãos dos
usuários, sendo as algemas dois grandes CDs ou DVDs, com os braços do
usuário atravessando pelo furo central.

A pessoa algemada poderia também ter uma daquelas bolas de ferro
presas aos seus pés, obrigando-o a permanecer em frente a um televisor
com o logotipo da campanha, incluindo o triângulo com cara de bravo
que a identifica.  Outros aparelhos no mesmo ambiente (DVD, som,
vídeo-cassete) poderiam todos carregar o mesmo logotipo.

Para completar, o controle remoto podia carregar o mesmo logotipo, e
dar choque :-)  Ou, melhor ainda, estar ``nas mãos'' do televisor,
apontado para o usuário!