[Anti-drm] Proposta: Perdiendo el Control

Alexandre Oliva lxoliva en fsfla.org
Lun Ago 28 03:15:53 UTC 2006

Parece-me que o período de discussão das propostas está em aberto
desde dia 26, mas não estou vendo muita discussão :-(  Vamos discutir
aí, gente? :-)

On Aug 21, 2006, Federico Heinz <fheinz en fsfla.org> wrote:

> "Perdiendo el Control"

Adoro o duplo sentido, não sei se intencional, dessa expressão, pelo
menos na tradução para português, "Perdendo o Controle".  (Cabe
explicar que controle remoto normalmente se abrevia para controle)

Quando alguém perde o controle remoto de um dispositivo, normalmente o
dispositivo fica completamente inútil.  Essa inclusive foi a
inspiração para o artigo de Robert Lucky na IEEE Spectrum de Março de
2006, que por coincidência li há umas 2 semanas.  O fenômeno do
desaparecimento dos controles remotos atrás de almofadas, sofás, etc,
é muito comum e frustrante.  Embora a maior parte dessas perdas seja
rapidamente resolvida com o reaparecimento do controle, às vezes a
perda é permanente, como no artigo, em que o equipamento já foi
comprado (com grande desconto) sem o controle, e depois fala das
peripécias para obter um controle remoto para o equipamento.

A perda de controle sobre os dispositivos que acontece no caso do DRM
é muito semelhante à perda de controles remotos: funções que deveriam
estar disponíveis no equipamento não mais estão, porque é impossível
acioná-las.

O duplo sentido que aparece em português por acaso está presente em
castelhano também?