[Anti-drm] Proposta: Deixa Rolar, Meu!

Alexandre Oliva lxoliva en fsfla.org
Vie Ago 25 06:56:19 UTC 2006

Deixa Rolar, Meu!

Justificativa: Outra brincadeira com as iniciais DRM.  Essa expressão
de uso comum, carregada de gírias, `Deixar rolar' significa `Não
interfira, permita que algo (normalmente bom, por exemplo uma festa
animada, um bom relacionamento) siga seu curso natural'.  `Meu' é uma
interjeição muito usada como vocativo, principalmente em São Paulo,
mas comum no resto do Brasil, com significado praticamente nulo.
Similar ao inglês `Dude!'.  Suponho que tenha se originado como
abreviatura de `meu amigo' ou algo do gênero.

Vantagens: Tem as iniciais certas e o significado correto.
Provavelmente gera empatia.

Desvantagens: Acho que só funciona em português, e mesmo assim é um
tanto regionalista.  Pode ser mal interpretada como fazendo apologia
ao crime de cópia não autorizada, não apenas pedindo a preservação dos
direitos garantidos em lei, o que enfraqueceria a campanha.

Outras considerações/Variantes: Funcionaria com `Mano!' também, hoje
com o mesmo significado de Meu!, mas que carrega originalmente o
significado irmão, que provavelmente caberia evitar ao se dirigir aos
proponentes de DRM.  `Deixa Rodar' também é razoável, considerando que
Rodar um programa é sinônimo de executá-lo.

Signatários: Oliva