[Anti-drm] proposta: Por Deus, Respeite-Me!/Por Diós, RespetaMe!

Alexandre Oliva lxoliva en fsfla.org
Vie Ago 25 06:11:20 UTC 2006

pt: Por Deus, Respeite-Me
es: Por Diós, RespetaMe

Ou, de maneira resumida, pensada para o nome do site:
PorDRM

:-)

Justificativa: Jogando novamente com a idéia de respeito pra usar o R
de DRM, que falta no pensamento de DRM, como em Digital Respect for
the Masses, da camiseta da 2a Conferência Internacional da GPLv3.
PorDRM dá inclusive um nome de site bem legal, curto, facilmente
pronunciável e associável ao contexto pretendido, ainda que
contraditório (da mesma forma que www.ie7.com :-)

Vantagens: Contrapõe DRM a respeito.  Funciona mais ou menos bem tanto
em português quanto em castelhano.  Faz alusão a DRM no nome, através
das iniciais que são iguais nas duas línguas.  PorDRM é igual nas duas
línguas e significa a mesma coisa (acho).

Desvantagens: É um pouquinho forçado colocar o pronome pessoal do caso
oblíquo em maiúscula ou numa sigla.

Outras considerações: PorDRM é contraditório; pode ser bom ou ruim.
Invocar Deus pode ser mal visto, sendo a América Latina fortemente
religiosa, com maioria católica, ainda que a invocação seja como parte
de uma expressão que IMHO não carrega significado religioso.

Signatários: Oliva

(O que segue são outras considerações que não fazem parte da proposta)

Faz sentido explorar outras idéias para a expansão da sigla DRM, mas
parto em viagem daqui a pouco (e só tive a idéia porque não consegui
dormir de tanto pensar nisso :-) e não sei se terei acesso à Internet
em tempo de submeter outras idéias, então fica por conta de vocês :-)

Respeita-Me (!= Respeite-Me) também funciona em português e reduz a
diferença entre as traduções, mas soa estranho/pomposo em algumas
partes do Brasil que não usam `tu/vós' ou os usam como muito formais,
preferindo `você/vocês', ao contrário do português de Portugal.