[Anti-drm] Buono! que facemos!?

Alexandre Oliva lxoliva en fsfla.org
Vie Ago 18 02:42:29 UTC 2006

On Aug 17, 2006, "Santiago Roza" <santiago.roza en thymbra.com> wrote:

> no creo que sea necesario asegurarse el pago de los dominios por 5
> años (mucho menos 10) al minuto cero de iniciada la campaña... y si en
> un par de años vuelven a faltar fondos, si la campaña tiene vida
> seguro van a aparecer (y si no tiene, que importa?).

Importa que aí FSFLA teria que decidir entre perder todo o
investimento de divulgação do domínio, ou investir ainda mais dinheiro
de doadores em manter o domínio.  É uma decisão com repercussões de
longo prazo.

E, mesmo que já tivéssemos a doação garantida: esse é o melhor uso que
a FSFLA poderia fazer desse dinheiro?  Essa é uma obrigação legal que
o conselho da FSFLA tem de resguardar.  Se não houver razões claras
para investir esses fundos doados nesse propósito particular,
estaríamos faltando com nossa responsabilidade em aprovar essa
despesa.  Deveríamos, ao contrário, aceitar a doação e direcioná-la
para onde ela fosse mais útil.

Por isso também minha insistência de que a campanha tenha seu sítio
oficial em fsfla.org.  Não vejo que o conselho da FSFLA possa aprovar
qualquer outra decisão sem uma razão muitíssimo forte.

Se outros voluntários gostariam de manter outros domínios apontando
para o site oficial, e divulgar esses domínios alternativos, não há
problema.  Podemos até manter esses outros domínios em nosso servidor.

Mas idealmente a doação para mantê-los não deve passar por nós, caso
contrário podemos nos ver obrigados a direcionar os fundos para outro
propósito ainda mais útil e usar nosso sítio já existente.

E como os domínios não são efetivamente nossos, não vejo que devamos
promovê-los em detrimento de nosso próprio.

Entende como a situação é complicada?

> y yo encuentro tu actitud muy irrespetuosa para con el resto del
> equipo de trabajo; basicamente por no respetar las decisiones tomadas,

Não sou eu quem está desrespeitando as decisões tomadas.  As decisões
não respeitam umas às outras, e algumas delas estão sendo
arbitrariamente descartadas, assim como algumas opções perfeitamente
válidas foram descartadas arbitrariamente ao longo do processo
decisório.

De fato, eu já tinha me dado por vencido na questão do domínio, mas me
sinto na obrigação de alertar a todos que acho muito difícil o
conselho da FSFLA aprovar essa decisão, se considerar as
responsabilidades apontadas acima.  Preferiria que o grupo elegesse um
cenário que o CA não se visse obrigado a rejeitar.

Naturalmente posso estar enganado em minha avaliação de como o CA vai
reagir, como vai encarar as responsabilidades, etc.  Não seria a
primeira vez, nem será a última, mas não vejo falha em meu
raciocínio.  Será que alguém vê?