Re: [Anti-drm] Cara de Campaña

Glauber de Oliveira Costa glommer en gmail.com
Vie Ago 18 00:09:58 UTC 2006

On 8/17/06, Marcos Manoni <marcosmanoni at gmail.com> wrote:

> Sí, creo que puede pasar.
Em 22 anos de projeto GNU, não conseguimos fazer as pessoas não
comprarem placas de vídeo que não fornecem drivers livres,
simplesmente porque fabricante X oferece um produto melhor que
fabricante Y. Que dirá com música, onde essas questões nem são o
centro, e sim "eu gosto do artista Z". Portanto, concordo com a
Fernanda neste ponto.

> Yo soy daltónico =)
Eu havia entendido que uma campanha para divulgar noções sobre DRM
para o grupo mais amplo possível, e não para um grupo apenas. Em
analogia ao que você disse, não adianta nós, se todos daltonicos, nos
contentarmos em ter o apoio de todos os daltônicos. Essa é a maior
dificuldade: Como nós, da comunidade, vamos convencer, ou como prefiro
dizer, esclarecer, um grupo de pessoas que não necessariamente se
identifica com esta comunidade ?

> Escucho propuestas "positivas".

> Lo és. Y aunque no te parezca, es efectiva. La história lo demuestra.
> Lo que sucede es que si cada uno piensa "esto no va a funcionar si lo
> hago yo sólo", no funciona. El error está en pensar que uno está sólo,
> o que somos pocos.
Novamente, fenômenos culturais são coisas completamente das coisas que
"a história demonstra". Você pode parar de usar carros e usar
bicicletas, mas é muito mais difícil você (uma pessoa genérica) deixar
de consumir material cultural de seu artista preferido.

> Yo ya lo estoy haciendo con amigos.
Que bom! ;-)

--
"Free as in Freedom"