Novidades FSFLA
Boletim #10
Maio de 2006

GPLv3

Com mais de 5300 participantes, o Fórum Internacional de Software Livre - FISL 7.0 foi a sede da Segunda Conferência Internacional da GPLv3, que ocorreu nos dias 21 e 22 de abril em Porto Alegre, Brasil

A FSFLA coordenou as mesas de trabalho, que começaram no dia 21, com uma apresentação de Richard Stallman junto com Alexandre Oliva, em uma sala cheia de participantes. Ali, RMS explicou os desafios que enfrenta a atualização da licença e os problemas principais relacionados na abordagem do texto atual.

Após ele, veio Richard Fontana, do Software Freedom Law Center, explicando os aspectos jurídicos do rascunho da GPLv3.

O fechamento da jornada de sexta-feira dia 21 esteve a cargo do painel sobre implicações internacionais de uma licença baseada no sistema de copyright, no qual participaram Federico Heinz, Thiago Tavares Nunes de Oliveira, Omar Kaminski e Palmira Granados.

A segunda jornada de discussão sobre a GPLv3 começou no sábado, dia 22, às 13 horas, com o painel sobre DRMs e patentes de software, no qual participaram David Turner da FSF, Beatriz Busaniche, Thiago Tavares Nunes de Oliveira, Paul Madick e Pedro Rezende.

A sessão seguinte se ocupou dos aspectos relacionados à compatibilidade da GPLv3 com outras licenças, e esteve a cargo de Georg Greve de FSFE, Alexandre Oliva, Tania Leal, Don Armstrong e
Simon Phipps.

O encerramento da segunda jornada foi através do painel de adoção da nova licença por parte dos desenvolvedores, e contou com Federico Heinz, Daniel Olivera, Michael Tiemann, Cesar Brod e Ciaran O'Riordan.

Estande no FISL

Pela primeira vez, a FSFLA compartilhou um estande com suas duas organizações irmãs: FSF e FSFE em um evento de tão grande magnitude como foi o Fórum Internacional de Software Livre. Membros das três organizações compartilharam os quatro dias do maior evento de Software Livre do continente, realizado este ano no FIERGS.

A FSFLA quer agradecer especialmetne a participação e inestimável ajuda dos voluntários que colaboraram na coordenação do estande, especialmente Luiz Coelho, Eder Marques e Marcelo Santana pelo grande trabalho realizado no estande das FSFs.

Novos membros da FSFLA

O Prof. Pedro Rezende se incorpora ao Conselho da FSFLA. Ele é matemático, professor de ciências da computação na Universidade de Brasília, onde também coordena o programa de criptografia e segurança computacional. Também é conselheiro do Instituto Brasileiro de Direito e Política de Informática. Além disso, é membro do Projeto Software Livre Brasil.

Bem-vindo Professor Rezende!

Equipes

FSFLA convida a comunidade a participar de suas atividades e equipes.

Já está funcionando a lista de coordenação de eventos e stands em Lista de eventos e stands em FSFLA. Todas as pessoas que desejem nos acompanhar e ajudar a planificar os
materiais, organizar os stands e participar nos eventos são bem-vindas
a unir-se a esta equipe.

As discussões sobre questões jurídicas relacionadas ao software livre
são bem-vindas na equipe de assuntos legais, cuja lista está em equipe de assuntos legais.

O grupo de educação também está em andamento. As pessoas que estejam
interessadas em discutir assuntos vinculados ao mundo acadêmico e
educacional podem subscrever-se à lista: grupo de educação.

Também está funcionando a lista de modelos de negócios, que tem como
princípio cumprir com o objetivo da FSFLA de dar apoio a
empreendimentos de gestão baseados em Software Livre, no endereço: lista de modelos de negócios

Os que queiram participar da equipe de manutenção do nosso sítio web podem fazê-lo em: equipe de manutenção do nosso sítio web

E como sempre, seguimos trabalhando na lista de tradutores. Nela, nos
concentramos nas traduções ao espanhol e ao português dos principais
documentos do processo da GPLv3 e materiais próprios da FSFLA em
Lista de Tradutores de FSFLA
Se você é falante nativo de inglês, espanhol, português ou francês,
não hesite em inscrever-se.

Para mais informação de como participar na FSFLA, visite:
¿Cómo participar na FSFLA?

Eventos

No dia 6 de abril, a FSFLA participou de uma ação civil de protesto contra o programa "Aliança pela Educação", assinado pelo ministro da Educação da Argentina, Daniel Filmus, e a empresa Microsoft. Um grupo de ativistas de diversos grupos de usuários da Argentina se mobilizou contra o ato realizado nos salões do Ministério da Educação e entregaram panfletos de protesto aos programas educacionais baseados em software proprietário. "Nossos filhos e filhas merecem software livre", dizia o panfleto que foi entregue em mãos ao Ministro da Educação Argentina. A FSFLA convida os ativistas de Software Livre de toda a América Latina a realizar ações similares de oposição a esses
programas educacionais que fomentam o uso de software proprietário em nossas escolas.

No dia 20 de abril, quinta-feira, às 19:00, a FSFLA realizou uma sessão de apresentação de seu trabalho e objetivos no FISL. Pela FSFLA participaram Alexandre Oliva, Beatriz Busaniche e Federico Heinz. Queremos agradecer especialmente a participação e apoio de Georg Greve, Presidente da FSFE e de Richard Stallman, Presidente da FSF, os quais também tomaram parte da sessão da FSFLA.

Também no FISL, Fernanda Weiden e Beatriz Busaniche participaram da sessão "As Mulheres do Software Livre", um painel que reuniu participantes femininas do movimento, em particular, dos grupos PSL Mulheres, LinuxChix e Gnurias. Enquanto isso, Alexandre Oliva apresentou a palestra "O Poder Libertador do Segundo Dedo".

No sábado, dia 29 de abril, Federico Heinz participou de um evento em Dublin, Irlanda, convidado pela Irish Free Software Organisation (IFSO). O presidente da FSFLA ofereceu uma conferência sobre dois aspectos fundamentais como são o uso de software livre na Administração Pública e na Educação.

A FSFLA participará do GNU/Linuxtag em Wiesbaden, Alemanha. Nos dias 3 a 6 de maio, Fernanda Weiden e Federico Heinz compartilharão atividades com nossa organização irmã FSFE.