Durante as 5tas Jornadas Regionales de Software Livre, realizadas em Rosario, Argentina, os membros fundadores da FSFLA Fundação Software Livre América Latina deram os primeiros passos formais para a constituição jurídica e legal da Fundação que se soma à rede de Fundações de Software Livre.

Em sua Assembléia Fundacional, o Conselho de Administração da FSFLA designou como Presidente Federico Heinz; como Secretário, Alexandre Oliva e como Tesoureira, Beatriz Busaniche, constituindo o Conselho Executivo da nova organização. Os demais membros do Conselho de Administração são Enrique A. Chaparro, Mario M. Bonilla, Fernanda G. Weiden e Juan José Ciarlante.

Durante o lançamento oficial da nova organização esteve presente o Presidente da Fundação de Software Livre da Europa, Georg Greve.

FSFLA é a quarta Fundação de Software Livre da rede, iniciada em 1985 com a Fundação de Software Livre fundada por Richard M. Stallman, à qual se somaram mais tarde a Fundação de Software Livre da Europa e da Índia.