• Que é (GNU)2?
    (GNU)2 é uma equipe de trabalho da FSFLA que opera na lista de discussão gnugnu@fsfla.org. Seus objetivos são:
  • permitir à FSFLA conhecer e apoiar ativistas (individuais ou grupos) do Software Livre na América Latina que ainda não conhecemos
  • apoiar a criação e organização de grupos de usuários de Software Livre em localidades que não os tenham
  • oferecer um espaço a mais para que esses ativistas troquem informação e experiências e coordenem ações conjuntas.

  • Por que o nome (GNU)2?
    (GNU)2 significa Grupos Nacionais de Usuários GNU. É um jogo de palavras, ainda que também reflita nosso sentimento de que muitos colaboradores da FSFLA estão em poucos países e nos agradaria atrair colaboradores de mais países na América Latina.
    Se você tem uma sugestão para substituir "Nacionais" por outra palavra iniciada em N (em português e espanhol) que seja mais apropriada, por favor envie-a para gnugnu@fsfla.org. Se não lhe ocorre outra palavra, mas você tem outra sugestão de nome mais apropriado para a iniciativa, podemos considerá-la também. Já temos outras sugestões. Participe do processo de escolha do nome inscrevendo-se na lista!

  • A FSFLA está criando novos grupos de usuários de Software Livre?
    Não. A FSFLA quer apoiar e colaborar com grupos de usuários existentes comprometidos com o Software Livre e, onde não existirem, apoiar a criação de novos grupos por ativistas comprometidos com o Software Livre, com ajuda e experiência de outros grupos de usuários já formados e em funcionamento. Este espaço oferece a esses ativistas uma forma de buscar e oferecer conhecimento, experiências e ajuda de grupos vizinhos.

  • Que significa "comprometidos com o Software Livre"?
    Buscamos pessoa e grupos que apóiem a filosofia do Software Livre e promovam as 4 liberdades. O projeto GNU representa a essência da filosofia que esperamos de membros do grupo, e ainda que a GPL seja a licença mais importante e a que melhor implementa a preservação das liberdades, a filosofia do Software Livre não se resume à GPL, e sim ao respeito às 4 liberdades.
    De fato, buscamos tornar este espaço útil a todos que compartilhem desta filosofia e àqueles que queiram aprender mais sobre ela.
    Mas não pretendemos que (GNU)2 seja um espaço apropriado para promover outras filosofias que não considerem as 4 liberdades do software um princípio ético fundamental. Isso é o que queremos dizer com "comprometidos com o Software Livre." Não queremos discussões inúteis sobre isso em (GNU)2; discussões construtivas e dúvidas por certo são boas e bem-vindas.

  • A FSFLA pretende influenciar os grupos participantes?
    Sem dúvida. FSFLA é uma organização política que trata de promover o Software Livre e defender os direitos de usuários e desenvolvedores de software e atua buscando influenciar a todos à sua volta para que busquem a liberdade no uso e no desenvolvimento de software.

  • Então a FSFLA pretende comandar os grupos participantes?
    Evidentemente, a FSFLA não quer nem pode comandar ou coordenar pessoas ou grupos de usuários, pois eles são autônomos. Não há qualquer obrigação de seguir as sugestões da FSFLA ou de outros participantes da equipe. A FSFLA não adquire autoridade ou poder sobre participantes da equipe, eles permanecem autônomos. O que procuramos é proporcionar coordenação entre os participantes para fortalecer a todos, e não coordená-los. Nesta equipe, a FSFLA não é uma autoridade, é somente uma participante a mais. Convidamos pessoas e grupos comprometidos com esta missão a participarem e a compartilharem experiências junto conosco.

  • Muito bem, como participo?
    Inscreva-se em http://www.fsfla.org/cgi-bin/mailman/listinfo/gnugnu na lista gnugnu@fsfla.org e seja bem-vindo. Procure mensagens nos archives de pessoas ou grupos em seu país, província, estado, cidade, bairro, etc. Mande uma mensagem apresentando-se (mencione cidade e país no assunto, para que outros a encontrem) e permaneça atento a mensagens de outras pessoas em sua região. Se você procura ajuda para criar um novo grupo, faça perguntas. Se tem experiência e quer ajudar em novos grupos, responda a essas mensagens. Se você é de um grupo já existente, use este espaço para estabelecer contato com outros ativistas e coordenar ações com eles. Sempre que quiser, pode trocar informações, planos, notícias, sucessos, ameaças e tudo mais que possa interessar a outros ativistas de Software Livre. Convide outros a participar de grupos ou espaços de cooperação temporária ou permanente entre grupos regionais, para organizar conferências, eventos, etc. Em resumo, use este espaço como lhe parecer mais efetivo na promoção da liberdade do software, mas não suponho que este seja o único espaço para esse fim.