?tag flisol freedom

Anahuac me contou que o debate sobre Ubuntu no FLISOL chegou ao Youtube e me passou o link pro vídeo de um tal de Diolinux. Assisti e fiquei decepcionado com a qualidade da desinformação ali sustentada, mas como o sujeito pareceu bem intencionado, resolvi tentar ajudar mandando alguma informação. O que segue foi o que escrevi na página de contato e não pude submeter porque exige rodar Javascript privativo, então mandei por email mesmo:

Sou mantenedor do GNU Linux-libre e acabei de assistir ao seu vídeo sobre o FLISOL. Lamento dizer que está recheado de preconceitos e ignorância.

Primeiro, não removemos nada do Linux que seja Open Source, porque quando se fala de software, as definições de SL e OSS são praticamente equivalentes; as diferenças cruciais são nos princípios (ou ausência deles), objetivos e estratégias. O que se remove é software privativo mesmo, pra valer: ou porque não tem código fonte (portanto nem mesmo um absoluto ignorante sobre o verdadeiro significado de OSS poderia suspeitar que fosse), ou porque tem licença que não é nem Livre nem OSS (porque proíbe engenharia reversa, proíbe a combinação com outros programas, permite só divulgação do código binário e por aí vai).

Quanto às questões de coerência, meu computador roda BLAG e tem Libreboot no lugar da BIOS antes privativa. Nada de software privativo além do IRPF, que no momento é objeto de engenharia reversa para atualizar o IRPF-Livre para este ano. Sou também co-desenvolvedor de diversos outros projetos GNU.

Tenho também proposto um FLISOL coerente há anos, inclusive neste (veja o artigo Por um FLISOL Exemplar no meu blog), o que excluiria também as distros da empresa que me paga para desenvolver software GNU, mas lamentavelmente há muitos hipócritas (para usar a palavra que você escolheu) querendo distribuir e promover Software não-Livre (e nem OS, pra você não se confundir) num festival que era pra ser de Software Livre.

Em tempo: lamento não haver monetizado seu blog; não só não cliquei nos anúncios que não vi, porque eles dependem Javascript privativo que não aceito em meu computador, como não posso comentar no Youtube porque exige também Javascript privativo para assistir ao vídeo e comentar. Usei youtube-dl para baixar o vídeo e mplayer para assistir. Mesmo que não impusesse tanto web blob, não poderia comentar no youtube, já que fechei minha conta no Google há vários anos, justamente por seu desrespeito à intimidade e à liberdade dos usuários (também está no blog). Tampouco tenho conta no Facebook, e o perfil do Twitter criado em meu nome é falso. Uso identi.ca (rede federada pump.io) e twister para microblogging descentralizado e Livre.

Qualquer coisa, contato por email funciona, pelo menos enquanto o Google que você usa não resolver quebrar a compatibilidade como fez com o XMPP.

Saudações Livres,


Até blogo...